NIACINA MELHORA FUNÇÃO ERÉTIL EM PACIENTES

Estudos Científicos
28/mar/2016


A Dislipidemia é intimamente relacionada à disfunção erétil (DE). Evidências têm mostrado que agentes redutores na lipidemia, como as estatinas, podem melhorar a função erétil. Entretanto, não há evidências para outras classes de agentes com ação semelhante como à niacina.


Para determinar  sua eficácia foi realizado um estudo com 160 pacientes com DE e dislipidemia, que foram randomizados em dois grupos: niacina 1500 mg ou placebo.

O parâmetro primário foi a melhora na função erétil, avaliada pelas questões 3 e 4 do Índice Internacional de Função Erétil (IIEF Q3 e Q4). Os resultados mostraram uma melhora significativa no escore IIEF Q3 (0,53 ± 1,18, P < 0,001) e no escore Q4 (0,35 ± 1,17, P < 0,013) comparado com os valores iniciais. Com os pacientes estratificados de acordo com a intensidade da disfunção erétil, os melhores resultados foram obtidos nos classificados com disfunção de moderada - severa. A niacina melhora a função erétil em pacientes sofrendo de DE de moderada até severa e dislipidemia.



Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp