O EQUILÍBRIO É A BASE DO SUCESSO

Gestão e Marketing
03/jan/2018

Ele tem sido o principal caminho das pessoas que conseguem realizar grandes avanços nas principais áreas de suas vidas.


Ele tem sido o principal caminho das pessoas que conseguem realizar grandes avanços nas principais áreas de suas vidas

Você olha uma pessoa financeiramente bem sucedida, automaticamente já faz um pré-julgamento de como ela alcançou tudo aquilo e ainda acredita que ela tem uma vida perfeita, certo?

Mas será que ter dinheiro significa triunfar? Eu te digo que não. O sucesso está diretamente ligado à forma como você conduz os principais pilares da sua vida: familiar, profissional, saúde, financeiro, espiritual, e outros que você considere importante.

Eu quero fazer um paralelo nesse texto sobre sucesso e vida abundante: o ser humano nasceu predestinado a ter uma vida abundante. Se por acaso você ainda não chegou nesse estágio de vida, é porque alguma coisa está em desequilíbrio ou você desviando sua “força motriz” (força que impulsiona, que faz mover ou ocasiona movimento)  para outros lugares. 

Os primeiros passos para alcançar o sucesso

Antes de começarmos a falar sobre como obter o sucesso ou ter uma vida abundante, eu gostaria de compartilhar com vocês algumas descobertas preciosas que eu fiz ao longo do ano de 2017. Após a leitura de 7 livros e participação em 11 cursos e eventos que abordavam o tema, ficou claro pra mim que há pontos comuns (mais do que isso, hábitos) que levam as pessoas a terem sucesso. Aqui vale uma observação: você está pensando: "mas só 7 livros?" Sim, mas para quem não tinha o hábito da leitura, eles já são motivos de comemoração. Mas vamos lá falar sobre esses hábitos!

1- Só o conhecimento não garante um futuro próspero nem uma vida abundante

Ao longo desse ano eu descobri que o conhecimento por si só não é o que mais importa, mas o que você faz com ele. Muitas vezes queremos aprender, aprender e aprender, mas esquecemos de colocar as coisas em prática. Portanto, melhor que conhecer, é fazer!

2- Potência sem direção é perigosa

Se você não souber onde quer chegar, tanto faz o caminho o qual você vai percorrer. O mais importante para começar a ter sucesso é saber exatamente para onde você quer ir.

3- Planejar é fundamental, mas executar é essencial

Após bem definido para onde você quer ir, comece a desenhar a sua caminhada, o que você vai fazer para chegar ao seu objetivo, comece a juntar as peças necessárias para você montar o quebra-cabeça da sua vida abundante. Saiba encaixar cada uma no lugar certo, e principalmente, não perca o foco com peças que não fazem parte desse jogo. Disciplina e foco são essenciais para alcançar seus objetivos.

4- Insista, persista e não desista!

Pedras no caminho serão frequentes, algumas vão realmente fazer você repensar se vale a pena tanto esforço, mas quando isso acontecer, lembre-se: a pessoa que tem sucesso só chegou lá porque tentou mais do que a outra que desistiu no meio do caminho. Muitas vezes paramos de cavar o buraco quando estamos muito perto do diamante. Então vou usar uma frase que gosto muito, dita por um filósofo contemporâneo, o Clóvis de Barros: “Para atrás, nem para pegar impulso”. Ou seja, está com medo, vai com medo mesmo, pois se fosse fácil, todos fariam.

Após a leitura dessas etapas, talvez você passe a se considerar uma pessoa de sucesso, porém você precisa se lembrar do que eu disse lá no início deste texto:  para ter vida abundante é preciso olhar e se dedicar a várias áreas da vida, somente dessa forma será possível chegar ao sonhado “equilíbrio”, que é o foco deste texto.

Então vamos lá! Você quer ter uma vida realmente abundante?

O segredo é simples e se aplicado de forma correta, você terá êxito em pouco tempo. São 7 passos em apenas 7 áreas, e você terá uma vida totalmente diferente. As pessoas vão querer estar ao seu lado, você será admirado por seus amigos, e tudo que você sempre sonhou se tornará realidade.

1)    RELACIONAMENTO - Saiba se relacionar com outras pessoas, treine uma comunicação efetiva, faça networking e principalmente esteja rodeado de pessoas mais preparadas do que você. Tem um ditado que diz “você é a média das 5 pessoas com as quais você convive”. Se essa premissa é verdadeira, faça uma reflexão sobre as pessoas que te rodeiam: elas estão te puxando para o sucesso ou para o fracasso? Se for necessário, faça novas amizades e conviva com os bons, pois eles podem te dar conselhos e fazer você ser uma pessoa boa também.

2)    FAMÍLIA - Ninguém consegue ter sucesso se não tiver uma família bem estruturada. Seu cônjuge é o seu maior aliado no caminho do sucesso e se você tiver sucesso familiar certamente 40% do caminho esperado já estará garantido.

3)    INTELECTUAL - Não existe escada sem degrau. Se você realmente quer subir ao topo, terá que investir no seu intelecto. Faça cursos, leia livros, se capacite e torne um candidato preparado para o sucesso, entenda qual área você precisa se desenvolver e comece já.

4)    PROFISSIONAL - Não faça o que você ama: simplesmente ame o que você faz. Se você não é feliz realizando o seu trabalho, você precisa buscar ajuda. O primeiro passo é procurar um profissional para entender qual o seu perfil, e atualmente existem técnicas eficazes para isso. Talvez você ainda não consiga gerenciar todas as suas tarefas com satisfação, pois está alocado no lugar errado. Se você é um proprietário de farmácia de manipulação, por exemplo, e não se identifica com a parte de gestão, não tem problema. Você pode resolver esse problema contratando um profissional que complemente o seu perfil para fazer tarefas as quais você não tem habilidade. Isso não é demérito nenhum, isso é ter inteligência corporativa.

5)    SAÚDE - Nada do que estamos conversando aqui tem valor se você não tiver saúde. O seu corpo é sua morada, portanto cuide dele com muito amor e carinho, ele é seu bem mais precioso e sem sua saúde você não conseguirá nem sequer ajudar outras pessoas. Portanto comece agora a se alimentar corretamente, a fazer exercícios físicos e principalmente faça check-ups periodicamente para saber como estão as coisas.

6)    ESPIRITUAL - Eu não sei se no que você acredita se é em Deus, em Buda ou qualquer outra coisa. Não importa qual seja sua crença, agradeça diariamente pela oportunidade que você tem de fazer coisas maravilhosas, por mais um dia perto das pessoas que você ama. Pratique a espiritualidade, acredite nem que for na força cósmica, doa e receba bondade; experimente meditar, ir em culto, uma missa e você verá como é gostoso a sensação de sentir gratidão.

7)    FINANCEIRO - Não coloque dinheiro acima de todas as coisas, mas saiba usá-lo ao seu favor. Se você hoje enfrenta um estado de endividamento, dificilmente terá uma vida abundante. A preocupação, ansiedade e outros sentimentos que a falta de dinheiro traz atrapalham e muito quem realmente tem o foco em ter uma vida abundante

Abaixo vou deixar um modelo ideal de como usar o seu dinheiro, que deve ser seguido por quem quer ficar rico!

Dicas para Fazer Planejamento Financeiro Individual

5% da sua renda total - Pague para você mesmo (saque esse dinheiro e leve para casa, troque em dólar, acumule para comprar algo).

60% - Pague suas contas fixas (se, por acaso, neste momento esta quantia não é suficiente, não se preocupe, esta deve ser uma meta, um ponto a ser trabalhado. Se for preciso readéque sua vida).

10% -  Invista no seu futuro (esse valor deve ir para sua aposentadoria. Guarde todos os meses e nunca mexa nele, só se for investir em outros negócios que gerem mais dinheiro).

10% da sua renda - Realize seus sonhos (junte e faça uma viagem em família ou com amigos, compre o que você quiser. Aqui tem um ponto de atenção: cuidado na hora de comprar coisas que gerem recorrência, como carro, por exemplo. Quando você faz esse tipo de investimento, você gera gastos como seguro, IPVA, gasolina, manutenção e outros).

10% - Doar para quem precisa -  Isso mesmo, quando você chegar neste nível, você estará preparado para o sucesso. Saber doar é um ato essencial para se ter uma vida abundante.

5% - Abundar -  Este valor é para você torrar. Vá ao cinema, restaurante, balada, faça o que você quiser; essa é aquela válvula de escape, aquela grana que você pode queimar com o que quiser.

Bom, agora você tem todas as armas necessárias para alcançar o sucesso. Se você realmente mudar sua mente e criar o hábito de praticar a evolução nestas 7 áreas usando a premissa do equilíbrio, eu garanto que você terá uma vida de abundância e cheia de realização.

Não esqueça, EU FAÇO POR VOCÊ!


Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp