Oportunidade para as farmácias de manipulação: pesquisa mostra que consumidor valoriza "produto verde"

Gestão e Marketing
30/out/2019

Pesquisa mostra que apenas a população de alta renda consegue aliar o discurso com a prática


O público brasileiro, de uma forma geral, tem procurado cada vez mais produtos e cosméticos sustentáveis, ou o chamado “produto verde”. 

Segundo uma pesquisa da Ebit, a venda de produtos com ingredientes naturais cresceu mais do que o comum no último ano. As mulheres em idade adulta (entre 36 e 45 anos) representam mais da metade desse público consumidor.

Produtos feitos com extratos de plantas, livres de testes em animais e veganos representam, respectivamente, 7,8%, 10,9% e 3,2% das vendas. 

Mesmo com um bom cenário no mercado, muitos brasileiros ainda não sabem exatamente o que é um “produto verde”. Para muitos, ter uma embalagem biodegradável já é um motivo para considerar um produto sustentável.

Ainda que isso seja verdade, essa falta de consciência se configura em um problema, pois é necessário considerar todo o ciclo de produção de cada cosmético. 

Além disso, por mais que a preocupação com o planeta (51%), com a qualidade dos produtos (11,9%) e com o próprio organismo (34,3%) seja alta, apenas a população de alta renda de fato alia o discurso com a prática.

A partir daí, faz-se necessário que as farmácias de manipulação entendam melhor o quadro para encontrar uma boa oportunidade no mercado.

O que é o “produto verde”?

O “produto verde”, assim chamado, é na verdade um produto sustentável. Segundo a pesquisa, os consumidores consideram produtos sustentáveis como, principalmente, aqueles com:

Embalagens biodegradáveis;
Embalagens recicláveis;
Feitos com ingredientes naturais.

Dentre os produtos mais comprados e que que atendem a essas características, estão:

Xampus;
Sabonetes;
Condicionadores;
Cremes para o corpo e para o rosto;
Itens de maquiagem.

Mesmo que muitas pessoas já estejam sendo conscientizadas, o entendimento do consumidor sobre sustentabilidade ainda é primário

Muitos não consideram como produtos sustentáveis aqueles não testados em animais, com embalagens já recicladas, orgânicos ou veganos. E essas características são muito importantes.

Oportunidades para as farmácias de manipulação

É fato que produtos que atacam menos o meio ambiente têm recebido mais atenção no Brasil. Porém, quando se trata de produtos realmente sustentáveis, da produção ao descarte, essa valorização não é tão forte.

Além disso, o preço ainda é um fator determinante para a compra. Na pesquisa, cerca de 26,6% dos entrevistados confirmam que, pelo preço mais alto, acabam não preferindo adquirir produtos sustentáveis com frequência.

Ainda que a diferença seja baixa, para as classes C, D e E o preço mais alto faz muita diferença no orçamento, enquanto as classes A e B seguem preferindo o “produto verde” independente desse fator.

Para competir nesse cenário, as farmácias de manipulação e marcas de cosméticos devem melhorar a comunicação em campanhas e embalagens para ampliar o público e as vendas. 

Mostrar para os consumidores a importância dos produtos sustentáveis e tentar trabalhar nessa conscientização também pode ser uma boa saída para gerar oportunidades.

E aí, o que você acha sobre o consumo do “produto verde”? Não deixe de se manter atualizado para poder se manter mais próximo do seu público consumidor!

Fonte: Para ler a reportagem completa sobre o consumo do “produto verde”, acesse o site do Valor Econômico.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp