Paciência e trabalho duro são chaves para colher resultados no mercado magistral

Gestão e Marketing
19/abr/2018

Motivo de frustração para muitos gestores, a demora do sucesso é normal, mas pode ser abreviada; saiba como


Desde criança, quando existe uma dependência integral dos pais, o ser humano cria desejos, passa a ter a sensação de necessidade daquilo e quer atingir seu objetivo de forma instantânea. Essa característica infantil de “querer tudo para agora” caminha com cada um no decorrer da vida, e a única opção para controlar isso é ter paciência e reconhecer que vitórias exigem batalhas, muitas vezes duras, e é preciso se esforçar durante a espera.

O setor corporativo, seja qual for o tipo de empresa que você tem, é prova de que os resultados podem demorar para chegar. É preciso colocar a mão na massa, traçar metas, ter prazos e se comprometer para levar a sua farmácia adiante. Você é daqueles gestores impacientes, que pode se frustrar facilmente se seus objetivos não se concretizam? Calma, estamos aqui para te ajudar, veja.

Paciência é tudo

Faça a seguinte comparação: se você passa a frequentar uma academia para emagrecer ou para ganhar massa muscular, os resultados chegam na primeira semana? Não, e podem não chegar nem em um mês. Além de criar uma rotina de exercícios e ir sempre que der à academia, o praticante deve educar seus hábitos alimentares, eliminar o que faz mal e focar em obter resultados saudáveis em menos tempo. Mas ninguém disse que seria rápido.

Um erro comum é, assim como na academia, imaginar ganhos repentinos, quase milagrosos, quando, na verdade, esses processos podem ser demorados, exigem investimentos, mudanças, treinamentos e, principalmente, tempo. Nenhum investimento se paga logo de cara, e o lucro vem depois de um tempo. O setor empresarial é exigente com seus adeptos, demanda luta, transparência e muita, muita paciência.

Um passo por vez

Uma saída interessante para quem quer enxergar ganhos com frequência – o famoso “enxergar o copo meio cheio” – é traçar pequenos objetivos que culminam no grande final. Sua farmácia magistral funciona por meio de processos, quase roteirizados, onde as etapas cumpridas iniciam outras novas, e o gestor pode se aproveitar disso para motivar sua equipe. O início do negócio é sempre difícil, mas pensando no lucro que virá depois, cumprir as primeiras etapas são vitórias. Inaugurar, finalizar a estrutura, decorar, fazer compras com bom custo, agradar os clientes e oferecer um bom ambiente de trabalho são tarefas bem complicadas. Por que não comemorá-las? O importante é ter em mente que, se o trabalho for bem feito e houver aquele algo a mais, os resultados vêm naturalmente.

Faça diferente do que a maioria

Nadar contra a maré nem sempre é uma boa dica, mas ao analisar o mercado e seus concorrentes, adotar práticas e políticas diferenciadas pode trazer ganhos.

A visitação médica, por exemplo, é a melhor forma de se diferenciar e construir um nome de sucesso no mercado magistral, por isso investir nessa prática trará resultados, mas lembre-se: não são imediatos. Visitar requer tempo e injeção de verba para treinamentos e deslocamento, mas no longo prazo da farmácia, essas ações junto aos prescritores agregam valor a marca, ajudam a criar parcerias e trazem demanda automática.

Se bem geridas, as farmácias de manipulação rendem muito e são uma ótima oportunidade de trabalho, mas têm suas particularidades. Apesar de haver uma “cartilha” do que ou não fazer, o sucesso depende de ações complementares, escolhas, análise e esforço.

Fazer agora pensando no futuro

Toda ação tem uma reação. Esse clichê cabe para ilustrar a necessidade de agir no presente, de investir e inovar sua farmácia, mas sabendo que os frutos chegarão com o tempo. O farmacêutico não deve querer apenas dinheiro na caixa registradora, mas também expandir sua marca e construir um legado para o futuro.

Seu negócio necessita de cuidado, é preciso plantar, regar e adubar para então poder colher. Entre cada um desses processos metafóricos existe um tempo de maturação, e a empresa não pode pular nenhum deles. Não se preocupe, gestor, sua farmácia vai prosperar, basta aproveitar as oportunidades e não ter medo de investir.

A Consulfarma pode ajudar você e seu negócio a alçar voos mais altos e colher esses resultados tão desejados em menos tempo e em maior volume. Sabendo do esforço necessário para ter sucesso, você vai deixar para depois o futuro da sua farmácia? 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp