A minha vida vale tanto quanto a sua

Estudos Científicos
04/abr/2018

Hoje, dia 04 de Abril, é o Dia Mundial do Cão de Rua. Já parou para pensar no quão importante é a vida desses animais? Conscientize-se e ajude da maneira que puder.


Dia 04 de Abril é o Dia Mundial do Cão de Rua. Você já parou para se colocar no lugar desses cães?

A sensação de abandono pode ser tão prejudicial a eles, como quando nos sentimos só.

Sabemos que, em alguns casos, esses animais podem oferecer riscos como doenças ou comportamentos agressivos, mas devemos ter a ciência de que o sacrifício não é a melhor solução. É preciso se colocar no lugar deles e pensar que certamente não escolheram viver em condições tão limitadas.

Geralmente, cachorros não nascem necessariamente nas ruas. Provavelmente se perderam de seu dono durante um passeio, escaparam de casa e não conseguiram voltar ou até mesmo foram abandonados por seus donos.

Coloque-se sempre no lugar do próximo, no caso, dos animais abandonados. Lembre-se de que eles também são vidas e devemos zelar por elas sempre. Não existem órgãos que recolhem animais, então se você pretende ajudar e resgatar um animal necessitado, tenha em mente que a responsabilidade será sua até encontrar um novo lar para ele. Você pode mudar a vida de um animal ao livrá-lo de maus-tratos, fome, sede, frio e solidão. Saiba como proceder caso se depare com um animal de rua:

Acabei de resgatar um animal. E agora?
Você deve levá-lo para uma Clínica Veterinária e checar sua saúde. Vaciná-lo, vermifugá-lo e oferecer os cuidados necessários. 

Sua saúde foi checada, mas agora ele precisa de um lar!
Uma sugestão é que você procure amigos, parentes ou vizinhos que tenham interesse em abrigar o bichinho, seja para adotá-lo ou temporariamente lhe oferecer um lar. Também há clínicas, pet shops e hoteizinhos onde o cão pode ficar hospedado até ir para uma nova casa. O importante é deixá-lo em um lugar seguro e depois partir para divulgação.
 
Não tenho condições de pagar hospedagem ou dar continuidade ao tratamento do animal. O que eu faço?
Em relação aos custos com hospedagem, tratamento e ração, uma dica é tentar fazer uma vaquinha entre seus amigos e parentes.
 
Onde anunciar cães para doação na internet?
Com certeza, em sua cidade, há pessoas que anunciam animais para adoção da região. Procure grupos no Facebook relacionados ao tema, poste em fanpages, grupos e em seu perfil pessoal.

Aproveite a data para conscientizar-se de que a vida de um animal vale tanto quanto a sua. Se a sua intenção é ajudá-lo, siga nossas dicas e promova felicidade para um cãozinho de rua que certamente amará o seu novo lar!

Autor(a)

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves
Médica Veterinária e Coordenadora Vet Consulfarma

Médica Veterinária e Farmacêutica, Vanessa é Consultora Técnica na área de farmácia magistral há 20 anos. É Pós Graduada em Dermatologia Veterinária, Farmacologia e Clínica Veterinária, Cosmetologia Clínica, Nutrição e Medicina Ortomolecular. Também é Mestranda em Biotecnologia alimentar e nutrição. Além disso, é palestrante nas áreas farmacêutica e veterinária, com ênfase em manipulação magistral. Vanessa é Gerente do departamento Veterinário da Consulfarma e coordenadora das Pós Graduação de Farmácia Veterinária.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp