A obesidade animal e os riscos de não trata-la

Estudos Científicos
14/mar/2018

Assim como os humanos os animais merecem cuidados indispensáveis. A consulta regular ao médico veterinário reduz os riscos de doenças e proporciona um acompanhamento adequado.

De acordo com pesquisas realizadas, em média de 20% a 40% dos pets, de todo o mundo, estão acima do peso. A obesidade animal pode acarretar inúmeras complicações, como patologias cardíacas, respiratórias, articulares, diabetes entre outras. 

O excesso de peso está relacionado ao estilo de vida, estresse e sedentarismo do pet. O desequilíbrio entre o aporte e o gasto energético do animal, quando não condizem com o ideal para raça, acaba manifestando a obesidade e agravando demais doenças. 

Muitas pessoas não percebem que o animal possivelmente está obeso e isso é um grande fator de risco que complica ainda mais a vida do animal. 
Engana-se quem pensa que somente os humanos sofrem de sobrepeso ou obesidade. Os animais também podem passar por essa situação, mas existem diversas coisas que você pode fazer para impedir que seu pequeno sofra. 

Às vezes, por amar tanto o pet, o dono acaba “mimando” demais e sempre os presenteando com guloseimas e petiscos que os deixam muito felizes, mas pense por um momento que assim como alguém que consome muitos alimentos gordurosos acaba ficando acima do peso, para o animal também pode ficar. 
Os animais podem sofrer de obesidade fisiológica ou patológica.

Obesidade fisiológica é adquirida devido a alimentos impróprios para seu consumo, excesso de alimento e a falta de atividades físicas.
Obesidade patológica ocorre por disfunções hormonais, obesidade por estresse, muito comum a animais que ficam muito tempo sozinho e acabam ficando carentes por atenção. 

Hábitos precisam mudar assim que o animal é diagnosticado com alguma disfunção. É necessária a prescrição de uma dieta equilibrada e específica para cada tipo de raça e espécie, além do aumento em atividades e exercícios físicos regulares.  

É importante que o animal realize consultas periódicas em seu veterinário de confiança. Se o animal estiver obeso, através da anamnese e exames necessários, é indispensável que um tratamento seja iniciado com a intenção de redução de peso. 


Até a próxima, 
Vanessa Gonçalves

Autor(a)

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves
Médica Veterinária e Coordenadora Vet Consulfarma

Médica Veterinária Clínica. Atua como Consultora Técnica na Área de Farmácia Magistral há mais de 16 anos, sendo 20 anos no total de experiência como veterinária. Palestrante na área Farmacêutica com expertise em Manipulação Magistral Veterinária. Palestrante na área Veterinária com ênfase em Clinica Médica Veterinária. Especialista em Dermatologia Veterinária com pós-graduação no Instituto Qualittas. Pós-graduada em Cosmetologia Clinica pelo IPUPO, em Nutrição e Ortomolecular pela SBE. É Palestrante de vídeo-aulas e Cursos pela Consulfarma Assessoria Farmacêutica. Sua metodologia é completa por ser veterinária há mais de 20 anos (compreendendo a rotina de quem recebe visitadores médicos). Nos Laboratórios Consulfarma é coordenadora de projetos técnicos-veterinários, está se graduando em farmácia e ser tutora de pets - Por isso, Vanessa compreende as demandas dos pacientes, dos médicos veterinários, das farmácias de manipulação e a inovação científica. CRMV 12536. São quatro pós-graduações e em breve uma segunda graduação, presente em seu trabalho carregando como missão o compromisso de ajudar na qualidade de vida dos animais, e traz como propósito de vida a inovação constante do mercado magistral.

Síntese Proteica

Pisou na academia e já pensa em hipertrofia? Entenda a síntese proteica para o atleta.

Baixe agora o miniformulário!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade