Ácido Alfa Lipoico na Profilaxia da Catarata Diabética

Estudos Científicos
21/set/2023

Previne o Aparecimento da Catarata em Cães


Catarata Diabética

Mecanismo Relacionado

 

 

O desenvolvimento da opacificação do cristalino é amplamente reconhecido como um problema significativo em cães diabéticos. A opacidade aparece rapidamente conforme a glicose no cristalino é metabolizada em sorbitol, o álcool de açúcar da glicose.

O metabolismo lenticular normal da glicose em dióxido de carbono e água ocorre predominantemente por meio do metabolismo anaeróbico, dada a natureza avascular do cristalino e sua falta de mitocôndrias em todos, exceto no epitélio do cristalino.

A etapa limitante da taxa no metabolismo da glicose no cristalino é a fosforilação da glicose em glicose 6 fosfato pela enzima hexoquinase.

No entanto, quando a glicose no cristalino atinge uma concentração em que a enzima hexoquinase está saturada, outra enzima, a aldose redutase, pode converter a glicose em sorbitol, que tem um potencial osmótico mais alto do que a glicose.


Este gradiente osmótico atrai água para o cristalino, resultando em um rápido desenvolvimento de cataratas. Essa geração de opacidade do cristalino é geralmente considerada um evento rápido, evoluindo de um cristalino transparente para uma catarata madura em questão de horas ou dias, geralmente ocorrendo bilateralmente simetricamente.

 

 

Outros Mecanismos Relacionados

Dois outros mecanismos são importantes na geração de opacificação do cristalino diabético: aqueles que envolvem a glicação não enzimática das proteínas do cristalino e estresse oxidativo.

 

ü  Aldose redutase e glutationa redutase competem por NADPH no cristalino diabético, resultando na depleção de glutationa (GSH), que é uma molécula antioxidante chave dentro do cristalino, embora o papel desempenhado por esses mecanismos no cristalino canino seja, no momento, obscuro.


Estudo Comprova

Em um estudo, trinta cães diabéticos de 25 centros veterinários foram inscritos no estudo antes de desenvolver catarata diabética cega. Todos os animais foram submetidos a exame oftalmológico completo


Resultados

ü  Metade da população de cães diabéticos estudada desenvolveu catarata no 170º dia após o diagnóstico, enquanto 75% desenvolveram catarata em 370 dias;

ü  O grupo placebo exibiu um tempo de desenvolvimento semelhante, com o tempo médio para a formação da catarata sendo pouco mais de 160 dias nos oito cães afetados, enquanto nos três dos cães tratados com ácido alfa lipóico per os que desenvolveram catarata, sua média o tempo até a opacificação do cristalino foi 80 dias a mais;

ü  Os cães que tomaram ácido alfalipóico que não desenvolveram catarata permaneceram com lentes claras por uma média de 395 ± 104 dias e ainda eram visuais quando o estudo foi concluído, e ainda estão tomando ácido alfalipóico diariamente.

 

Conclusão

O Ácido Alfa Lipóico, potencialmente atua como um antioxidante e um inibidor da aldose redctase, retarda e possivelmente previne o aparecimento de catarata em cães diabéticos. Dado que a opacificação do cristalino é um efeito colateral significativo do diabetes nesta espécie, espera-se que esta molécula possa ser usada mais amplamente para prevenir a formação de catarata em cães afetados por diabetes mellitus e potencialmente em humanos com patologia diabética associada à aldose-redutase, como diabético retinopatia.


Referências bibliográficas

WILLIAMS, D. L. Effect of Oral Alpha Lipoic Acid in Preventing the Genesis of Canine Diabetic Cataract: A Preliminary Study. Vet Sci, 4, n. 1, Mar 16 2017.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp