Ácido Alfa-Lipoico
Melhora o
Funcionamento das Enzimas Relacionadas com o Metabolismo e Apresenta Ação
Antioxidante
O ácido alfa-lipoico participa de vários complexos enzimáticos fundamentais para o metabolismo dos carboidratos, sendo um cofator essencial nos complexos desidrogenases envolvidos na regulação de vários processos metabólicos. Estudos têm demonstrado que esse nutriente atua na redução de radicais livres, melhora a sensibilidade à insulina, auxilia na diminuição do peso corpóreo, IMC (índice de massa corpórea) e também apresenta propriedades anti-inflamatórias. O ácido alfa-lipoico é uma substância importante na condução de vias metabólicas por ser um cofator essencial em reações enzimáticas mitocondriais, especialmente no ciclo de Krebs. Além dessas funções, o ácido alfa-lipoico tem sido estudado como um potente agente antioxidante e anti-inflamatório.
Estudos mostram que o ácido alfa-lipoico aumenta as concentrações de adiponectina – uma adipocina considerada anti-inflamatória, que está envolvida na proteção e redução da inflamação do tecido adiposo4. Além dessa importante função, o consumo de ácido alfa-lipoico está correlacionado com aumento de glutationa e redução de MDA (malondialdeído) e TNF-alfa (fator alfa de necrose tumoral) – aumentando o poder anti-inflamatório em nossos sistemas.
Por esse motivo, ele é sugerido para o tratamento de resistência à insulina, dado que a inflamação celular é um dos principais gatilhos para a redução da ação insulinêmica, bem como dos componentes de sua cascata fosforilativa.
Estudo Demonstra
Um estudo conduzido por Bobe et al. (2020) teve como objetivo avaliar se a suplementação com ácido alfa-lipoico reduz o peso corpóreo, melhora os níveis de triglicerídeos e regula a inflamação e o estresse oxidativo em indivíduos obesos.
Resultados
Ø
A
suplementação com ácido alfa-lipoico promoveu uma notável diminuição do IMC
após as 24 semanas de suplementação quando comparado com o placebo (p=0,04);
Ø
Não
foram observadas reduções significativas nos níveis de triglicerídeos
plasmáticos;
Ø
Os
participantes com IMC superior a 35 kg/m2 apresentaram expressiva diminuição
de peso (-4,8%) e massa gorda (-8,6%);
Ø
Observou-se
um grande aumento da expressão de genes antioxidantes em relação ao grupo
placebo (+22% - p=0,02);
Ø
Registrou-se
uma redução de 25% (p=0,005) nos níveis urinários de F2-isoprostanos (um
produto secundário da peroxidação lipídica) em relação ao grupo placebo;
Ø
Também
foram observadas diminuição nos níveis de leucócitos e trombócitos sanguíneos.
Conclusão
A suplementação de ácido alfa-lipoico por 24 semanas resultou na diminuição dos níveis de IMC e inflamação, além do aumento da expressão dos genes relacionados com a síntese de enzimas antioxidantes.
BOBE, G. et al. A
Randomized Controlled Trial of Long-Term (R)-a-Lipoic Acid Supplementation Promotes Weight
Loss in Overweight or Obese Adults without Altering Baseline Elevated Plasma
Triglyceride Concentrations. J Nutr. 2020 Jul 21:nxaa203. doi:
10.1093/jn/nxaa203. Online ahead of print.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!