Andrographis paniculata na Melhora dos Sintomas Associados com as Infecções do Trato Respiratório Superior

Estudos Científicos
20/mar/2023

Diminui os Escores Associados com a Tosse, Expectoração, Febre, Corrimento Nasal e Dor de Garganta


Andrographis paniculata na Melhora da Imunidade

Aumenta a Capacidade Imune estimulante e Apresenta Ação Anti-inflamatória


Considerada a principal via de respiração do indivíduo, o trato respiratório é o responsável por conduzir o oxigênio até os pulmões. Entretanto, é comum a ocorrência de infecções causadas por agentes externos em indivíduos que apresentam o sistema imunológico comprometido, quadro que pode ser revertido com medidas complementares como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, bem como a suplementação de ativos naturais.

 

Gripe - Patogenesia e etiologia

A gripe é causada por vários tipos de vírus influenza. Essa doença pode causar a febre, dor de garganta, rinorreia, cefaleia, dor nos músculos e fadiga. Essa doença geralmente tem a duração de 1 a 2 semanas, porém, em algumas pessoas pode levar a quadros graves, como a pneumonia. Pessoas que apresentam maior risco de serem infectadas pelo vírus da influenza são as que têm mais de 50 anos de idade, com problemas crônicos do sistema respiratório, imunossuprimidas, com doença renal, portadores de diabetes, doença coronária ou outros problemas crônicos da saúde.

 

Andrographis paniculata

A A. paniculata é uma planta tradicionalmente utilizada na medicina ayurvédica e chinesa, amplamente cultivada na Índia, na China e no Sudeste Asiático.

Os componentes bioativos de A. paniculata são diterpenos, flavonoides e o Andrografolídeos. Essa planta possui uma gama de efeitos farmacológicos, com destaque para as propriedades benéficas sobre a saúde das articulações e ossos, bem como na saúde do trato respiratório.


Andrographis paniculata nos Sintomas Gripais

As preparações que contém o extrato de A. paniculata promovem melhora dos sintomas associados com a gripe e também diminuem a sua recorrência. Os benefícios desse fitoterápico tem sido validade por vários estudos clínicos e também por estudos meta análises.


O principal ativo presente no A. paniculata que é responsável por sua ação na diminuição dos sintomas da gripe é o Andrografolídeos. Esse ativo apresenta ação anti-inflamatória e imuno estimulante.


Outros estudos mostraram que o A.paniculata não apresenta toxicidade quando usado na sua dose usual e também não foram observados efeitos adversos com o uso desse fitoterápico.


Estudo Demonstra

O objetivo desse estudo conduzido por Saxena et al. (2010) foi avaliar a eficácia de um extrato de Andrographis paniculata em pacientes com infecção não complicada do trato respiratório superior.


Resultados

Ø  A média dos escores de todos os sintomas mostrou significativa redução entre dias 3 e 5 no grupo 1. Já no grupo placebo não foram observadas alterações nos quesitos (tosse, dor de ouvido e de cabeça) e piora nos seguintes sintomas (dor de garganta e distúrbios do sono);


Conclusão

Os resultados sugerem que o A. paniculata foi efetivo na redução dos sintomas de pacientes com infecção do trato urinário superior.


Referências bibliográficas

SAXENA, RC. et al. A randomized double blind placebo controlled clinical evaluation of extract of Andrographis paniculata (KalmCold) in patients with uncomplicated upper respiratory tract infection. Phytomedicine. 2010 Mar;17(3-4):178-85. doi: 10.1016/j.phymed.2009.12.001. Epub 2010 Jan 25.


 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp