Associação de Sulfato de Glucosamina à Terapia Convencional em Pacientes com Osteoartrite das Mãos

Estudos Científicos
16/jul/2023

Melhora Funcionalidade das Articulações e Diminui os Processos Dolorosos


Glucosamina Associada a Terapia Convencional na Osteoartrite

Auxilia na Melhora da Funcionalidade das Articulações

 

A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite e a maior causa de dor e incapacidade da articulação.


Inflamação da Sinóvia

 

Em pacientes com osteoartrite, a sinóvia é caracterizada por hiperplasia do revestimento sinovial, fibrose subjacente e vascularização do estreoma.


Sulfato de Glucosamina Reduz a Inflamação na OA

O sulfato de Glucosamina pertence aos glicosaminoglicanos da cartilagem articular.

Nos tecidos articulares na OA, o sulfato de glucosamina demonstrou modificar o processo de morte dos condrócitos, melhorar o equilíbrio anabólico/catabólico da matriz da cartilagem extracelular, reduzir alguns fatores pró-inflamatórios e catabólicos e reduzir as propriedades de reabsorção dos osteoblastos.

 

Um estudo publicado no periódico internacional Aging Clinical and Experimental Research demonstrou que a suplementação de sulfato de glucosamina em associação com a terapia convencional auxilia na diminuição dos processos dolorosos e melhora a funcionalidade das articulações.




Estudo Demonstra 

Tenti et al. (2020) conduziram esse estudo com o objetivo de avaliar os efeitos do sulfato de glucosamina em adição a terapia convencional e comparar com o tratamento convencional sem o sulfato de glucosamina em pacientes com osteoartrite das mãos e do joelho.


Resultados

Ø  Os pacientes do grupo 1 apresentaram significativa diminuição do VAS (p<0,001) e melhora dos escores do FIHOA quando comparado com o grupo controle nos meses 3 e 6;

Ø  Os pacientes que usaram o sulfato de glucosamina apresentaram melhoras nos escores do Health Assessment Questionnaire (HAQ) e apresentaram significativa diminuição no uso de analgésicos e anti-inflamatórios não-esteroidais;

Ø  Não foram observadas diferenças em relação aos efeitos colaterais nos dois grupos.

 

Conclusão

O uso do sulfato de glucosamina representa uma terapia de suporte em pacientes com osteoartrite das mãos. O grupo tratado com a glucosamina em associação com a terapia convencional foi mais efetivo no controle da dor e melhora da funcionalidade quando comparado com o grupo 2.


Referências bibliográficas

TENTI, S. et al. A retrospective observational study of glucosamine sulfate in addition to conventional therapy in hand osteoarthritis patients compared to conventional treatment alone. Aging Clin Exp Res. 2020 Jun;32(6):1161-1172. doi: 10.1007/s40520-019-01305-4. Epub 2019 Aug 19.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp