Benefícios da Associação de Tretinoína à Fototerapia no Vitiligo Facial

Estudos Científicos
23/jun/2022

Previne a Hiperpigmentação Durante a Fototerapia sem Comprometer a Resposta Geral do Tratamento

Fototerapia no Vitiligo

Benefícios da Associação com Tretinoína

 

Fototerapia no Vitiligo

A fototerapia UV-B de banda estreita (NB-UVB) tem sido a base no tratamento do vitiligo por décadas. Embora a fototerapia seja eficaz em estimular os melanócitos funcionais na pele perilesional ou no folículo piloso, promove a liberação de várias citocinas que estimulam a proliferação e migração de melanócitos (efeito melanoctogênico) e também aumenta a produção de melanina (efeito melanogênico), o que pode contribuir para o acúmulo excessivo de pigmentos melamínicos acompanhado pela indução de melanócitos, resultando em hiperpigmentação.


Tretinoína

Retinoide derivado do trans-retinol (Vitamina A1) de ocorrência natural. Seu uso tópico pode prevenir a hiperpigmentação no vitiligo facial através da inibição da melanogênese e por acelerar a renovação da pele.


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Creme de Tretinoína Previne a Hiperpigmentação em Pacientes Submetidos à Fototerapia no Vitiligo

 

O objetivo desse estudo randomizado, controlado e de meia-face foi avaliar a eficácia de um creme de tretinoína na prevenção da hiperpigmentação em pacientes com vitiligo facial submetidos à fototerapia (JU; KIM; LEE; KIM et al., 2020).



Resultados:

 

ü O grau de hiperpigmentação (mudança no valor de delta L*) foi significativamente diferente entre os dois grupos (-0,5% no grupo tretinoína e -8,7% no grupo controle em 12 semanas);



ü  Uma repigmentação marcada foi alcançada em 15 pacientes de ambos os grupos.


Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que o creme de tretinoína previne a hiperpigmentação durante a fototerapia NB-UVB em pacientes com vitiligo facial, e não houve comprometimento da resposta geral do tratamento.


Referência:

JU, H. J.; KIM, S. H.; LEE, J. H.; KIM, G. M. et al. Efficacy and safety of tretinoin 0.05% cream to prevent hyperpigmentation during narrowband UV-B phototherapy in patients with facial vitiligo: a randomized clinical trial. Journal of Dermatological Treatment, p. 1-4, 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade