D-Chiro-Inositol Associado ao Mio-Inositol Aumenta a Taxa de Gravidez na Síndrome do Ovário Policístico

Estudos Científicos
06/abr/2021

Entenda como o ativo auxilia na gravidez de mulheres com SOPC


D-Chiro-Inositol

Associado ao Mio-Inositol Aumenta a Taxa de Gravidez na SOPC

A síndrome dos ovários policísticos (SOPC) é uma doença muito comum entre as mulheres e é a causa mais frequente de ciclos menstruais anormais, anovulação e infertilidade. A SOPC é caracterizada pela presença de desordem de anovulação (oligo ou anovulação e amenorreia) e presença de hiperandrogenismo.

 

Resistência Insulínica na SOPC

Recentemente, um fator adicional pareceu ser relevante para a SOPC: a resistência à insulina. De fato, vários estudos relataram que é comum em mulheres com a SOPC, independentemente do índice de massa corporal (IMC). A hiperinsulinemia compensatória devido à resistência à insulina ocorre em aproximadamente 80% das mulheres com SOPC e obesidade central e em 30 a 40% das mulheres com SOPC e peso normal.

 

Em mulheres com SOPC, foram relatadas melhoras nos processos de reprodução usando-se o inositol em suas diferentes formas o suas combinações. No entanto, os suplementos de mio-inositol por si só não foram suficientes para melhorar a maturação dos oócitos, a qualidade do embrião ou a taxa de gravidez. Em um estudo recente foi avaliado que a combinação de D-chiro-inositol e mio-inositol melhorava a maturação dos oócitos de forma significativa e aumentava a taxa de gravidez.

 

D-Chiro-Inositol

Diversos isômeros do inositol, em particular, o D-chiro-inositol, demonstram possuir propriedade insulino-mimética e ser eficiente na redução da glicose pós-prandial. Além disso, alterações no metabolismo do inositol estão associadas à resistência insulínica e complicações microvasculares da diabetes em longo prazo, apoiando um papel importante do inositol ou seus derivados no metabolismo da glicose.


Estudo Comprova

Associação de Mio-Inositol e de D-Chiro-Inositol melhora a Qualidade dos Oócitos de Mulheres com SOPC

O objetivo desse estudo conduzido por Mendonza et al. (2019) foi avaliar se o D-chiro-inositol associado com mio-inositol melhora a qualidade dos oócitos de mulheres com SOPC e submetidas a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). 


Resultados:

ü  De acordo com as análises realizadas, houve melhora significativa na qualidade dos oócitos nas pacientes do grupo 1 (p=0,0672);

ü  Também foram observadas melhoras significativas na redução dos níveis de testosterona, aumento da sensibilidade à insulina e melhora do IMC.


Conclusão:

A combinação de mio-inositol e D-chiro-inositol foi eficaz na melhora da qualidade do oócito em mulheres com SOPC e submetidas a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).


Referências:

MENDONZA, N. et al. High dose of d-chiro-inositol improves oocyte quality in women with polycystic ovary syndrome undergoing ICSI: a randomized controlled trial. Gynecol Endocrinol. 2019 Oct 26:1-4. 


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp