Estradiol Restaura a Melhoria na Função Endotelial em Mulheres na Pós-Menopausa

Estudos Científicos
25/jul/2023

Aumenta a Função Endotelial Associado ao Exercício Agudo de Resistência


Disfunção Endotelial

Benefícios da Modulação de Estradiol

 

 

A Disfunção Endotelial, avaliada pela dilatação fluxo-mediada da artéria braquial (FMD), é amplamente considerada como um biomarcador de envelhecimento vascular e um preditor de doenças cardiovasculares (DCV) futuras.

 

Existe uma diferença entre os sexos na função endotelial associada à idade, começando na quarta década de vida para os homens, enquanto uma taxa de declínio consideravelmente mais rápida é observa durante a quinta década nas mulheres.


Essa diferença de sexo associada à idade na prevalência de FMD e DCV foi atribuída a redução do estradiol com a transição da menopausa.  


Exercícios Físicos na Função Endotelial e Modulação do Estradiol

As modificações no estilo de vida, particularmente os exercícios de resistência, são fortemente aprovados devido aos seus benefícios multissistêmicos à saúde, incluindo a redução do risco futuro de DCV.

Embora os exercícios de endurance regulares preservem ou restaurem a função endotelial em homens de meia-idade e homens mais velhos, benefícios semelhantes do treinamento físico não são consistentemente observados em mulheres na pós-menopausa com deficiência de estrogênio e sedentárias.


As reduções abruptas na FMD coincidindo com a transição da menopausa e a falta de benefício aparente na função endotelial com exercícios de resistência em mulheres na pós-menopausa deficientes em estrogênio estimulou a investigação sobre a possível influência modulatória do estradiol nas adaptações vasculares ao treinamento físico.


Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, crossover, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo determinar se a dose aguda (única dose) de resveratrol ou estradiol melhora a dilatação fluxo-mediada em repouso após uma única sessão de exercícios aeróbicos de intensidade moderada em mulheres saudáveis pós-menopausa com deficiência de estrogênio


Resultados

ü  A dilatação fluxo-mediada foi maior antes do exercício e em todos os momentos após o exercício nos grupos resveratrol e estradiol comparado ao placebo;

ü  A dilatação fluxo-mediada foi aumentada desde o início até 120 minutos após o exercício no grupo estradiol, mas não no grupo resveratrol ou placebo;

ü  Consistente com nossos achados anteriores, o estradiol também aumenta a função endotelial em resposta ao exercício agudo de resistência;

ü  Embora o resveratrol tenha melhorado a dilatação fluxo-mediada basal, não houve aumento aparente da dilatação fluxo-mediada em relação ao exercício agudo e, portanto, pode não atuar como um mimético do estradiol.

 

Conclusão

Os benefícios do treinamento de exercícios de resistência sobre a função endotelial são diminuídos em mulheres na pós-menopausa com deficiência de estrogênio, mas o tratamento com estradiol parece restaurar as melhorarias na função endotelial nesse grupo.


Referências bibliográficas

OZEMEK, C.; HILDRETH, K. L.; BLATCHFORD, P. J.; HURT, K. J. et al. Effects of resveratrol or estradiol on postexercise endothelial function in estrogen-deficient postmenopausal women. J Appl Physiol (1985), 128, n. 4, p. 739-747, Apr 1 2020.

 

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp