Estudo de Revisão Mostra os Benefícios do Ômega-3 na Psoríase

Estudos Científicos
09/mar/2023

Reduz os Escores que Medem a Severidade da Doença e Diminui o Eritema e a CoceiraUso de Ômega-3 em Pacientes com Psoríase Benefícios Significativos no Gerenciamento dessa Patologia A psoríase é doença inflamatória crônica da pele, mediada por células T, caracterizada por lesões eritematoescamosas, aumento na proliferação celular e padrões anormais de diferenciação dos queratinócitos. Apresenta prevalência mundial estimada em 2%, variando entre 0,6% e 4,8%, sem predileção por sexo nem por faixa etária, sendo mais comum entre a terceira e a quarta décadas, no sexo feminino e em indivíduos com história familiar. As causas são desconhecidas, porém uma predisposição genética, associada a fatores ambientais como fumo, álcool, alimentação, infecção, drogas e eventos estressantes, constitui uma explicação etiológica plausível. A prevalência e a gravidade da psoríase têm se mostrado diminuídas durante períodos de jejum. Dietas hipocalóricas levam à melhora dos sintomas e podem ser importantes fatores adjuvantes na prevenção e no tratamento do tipo não-pustular moderado. Patogênese da Psoríase A patogênese da psoríase pode ser explicada pela desregulação das células do sistema imune, bem como ocorre alterações na diferenciação e proliferação de queratinócitos. Há um aumento dos biomarcadores inflamatórios, tais como TNF-α, interleucinas (IL)-12, IL-23 e IL-17. Esses achados inflamatórios são encontrados com mais frequência na circulação periférica dos indivíduos com psoríase. O tratamento tem sido baseado no uso de imunossupressores sistêmicos ou tópicos, tais como corticosteroides sistêmicos, metotrexato, ciclosporina, fototerapia ou psoraleno. Ômega-3 e Psoríase Os ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) estão entre os compostos que apresentam grande potencial no tratamento de inúmeras desordens cutâneas, incluindo a psoríase. As anormalidades que ocorrem nos queratinócitos na psoríase devido à ativação dos linfócitos T e subsequente formação de ácido araquidônico, promovem a formação de inúmeras citocinas pró-inflamatórias, incluindo: prostaglandinas, leucotrienos, TNF-α e moléculas de adesão. A suplementação de ômega-3 EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosapentanenóico) atua de maneira dose dependente na inibição de vários mediadores pró-inflamatórios e a metabolização do EPA e DHA acarreta em diminuição da inflamação e maior resolução das anormalidades cutâneas associadas com a psoríase.


Uso de Ômega-3 em Pacientes com Psoríase

Benefícios Significativos no Gerenciamento dessa Patologia

 

A psoríase é doença inflamatória crônica da pele, mediada por células T, caracterizada por lesões eritematoescamosas, aumento na proliferação celular e padrões anormais de diferenciação dos queratinócitos. Apresenta prevalência mundial estimada em 2%, variando entre 0,6% e 4,8%, sem predileção por sexo nem por faixa etária, sendo mais comum entre a terceira e a quarta décadas, no sexo feminino e em indivíduos com história familiar.

As causas são desconhecidas, porém uma predisposição genética, associada a fatores ambientais como fumo, álcool, alimentação, infecção, drogas e eventos estressantes, constitui uma explicação etiológica plausível.

A prevalência e a gravidade da psoríase têm se mostrado diminuídas durante períodos de jejum. Dietas hipocalóricas levam à melhora dos sintomas e podem ser importantes fatores adjuvantes na prevenção e no tratamento do tipo não-pustular moderado.

 

Patogênese da Psoríase

 A patogênese da psoríase pode ser explicada pela desregulação das células do sistema imune, bem como ocorre alterações na diferenciação e proliferação de queratinócitos. Há um aumento dos biomarcadores inflamatórios, tais como TNF-a, interleucinas (IL)-12, IL-23 e IL-17. Esses achados inflamatórios são encontrados com mais frequência na circulação periférica dos indivíduos com psoríase. O tratamento tem sido baseado no uso de imunossupressores sistêmicos ou tópicos, tais como corticosteroides sistêmicos, metotrexato, ciclosporina, fototerapia ou psoraleno.

 

Ômega-3 e Psoríase

Os ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) estão entre os compostos que apresentam grande potencial no tratamento de inúmeras desordens cutâneas, incluindo a psoríase. As anormalidades que ocorrem nos queratinócitos na psoríase devido à ativação dos linfócitos T e subsequente formação de ácido araquidônico, promovem a formação de inúmeras citocinas pró-inflamatórias, incluindo: prostaglandinas, leucotrienos, TNF-a e moléculas de adesão.

A suplementação de ômega-3 EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosapentanenóico) atua de maneira dose dependente na inibição de vários mediadores pró-inflamatórios e a metabolização do EPA e DHA acarreta em diminuição da inflamação e maior resolução das anormalidades cutâneas associadas com a psoríase.


Estudo de revisão demonstra

Estudo de revisão conduzido por Cain et al. (2019) teve como objetivo avaliar a eficácia da suplementação com ômega-3 como tratamento auxiliar no gerenciamento da psoríase.


Resultados

- Essa meta-análise indicou que houve uma significativa diminuição dos escores do PASI (Psoriasis Area and Severity Index) em -1,58 [intervalo de confiança (IC de 95%): -2,24 a -0,92 – p<0,001) em favor do ômega-3 quando comparado com o grupo tratado apenas com placebo.

- Também foram observadas diferenças significativas no quesito eritema em -1,66 unidades (-0,69 IC de 95%: -1,26 a -0,13 – p=0,02).

- Significativas melhoras foram observadas também nas escalas que medem o grau de coceira.


Conclusão

 Os resultados dessa meta-análise demonstraram que a suplementação de ômega-3 foi eficaz na melhora dos parâmetros que medem a severidade da doença, eritema e coceira. Dessa forma, ômega-3 pode ser utilizado para melhoras as condições cutâneas associadas com essa patologia e também pode auxiliar o tratamento padrão.


Referências bibliográficas

CAIN, CTC. et al. Efficacy of ?-3 supplementation in patients with psoriasis: a meta-analysis of randomized controlled trials. Clin Rheumatol. 2019 Apr;38(4):977-988. doi: 10.1007/s10067-019-04456-x. Epub 2019 Feb 18.





Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp