Finasterida Tópica no Gerenciamento da Queda de Cabelo Feminina e Masculina

Estudos Científicos
22/mai/2024

Resultados Semelhantes à Terapia Oral sem os Efeitos Adversos Sistêmicos


Alopecia Androgenética

Mecanismo de Ação da Finasterida


A alopecia androgenética (AAG) é uma doença relativamente comum em adultos com mais de 40 anos de idade e promove problemas pessoais, sociais e relacionados ao trabalho, que afetam a qualidade de vida.

 

Finasterida

A finasterida é um inibidor da enzima 5-a-redutase do tipo II, que previne a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona (DHT).


A finasterida suprime os níveis de DHT do couro cabeludo em 43% em 28 dias, até 65% em 42 dias de tratamento em pacientes com alopecia androgenética.

 

Estudo Comprova

Esse estudo de revisão teve como objetivo avaliar a eficácia da finasterida tópica na alopecia androgenética.


Resultados

ü  Em um estudo controlado de fase III, as eficácias do spray de finasterida tópica 0,25% p/p (1-4 sprays; 50-200 µL/dia) e comprimido oral de finasterida 1 mg uma vez ao dia foram semelhantes quando administrados por 24 semanas (média alteração da linha de base, 20,2 vs. 21,1 cabelos/cm2);

ü  Além disso, um estudo duplo-cego randomizado comparou a eficácia do gel tópico de finasterida 1% duas vezes ao dia e do comprimido oral de finasterida 1 mg uma vez ao dia por seis meses e encontrou resultados semelhantes em ambos os grupos;

ü  Uma combinação de minoxidil tópico e finasterida tópica pode aumentar a eficácia do tratamento;

ü  A finasterida tópica reduz os níveis de DHT no couro cabeludo e no plasma;

ü  Em um estudo farmacodinâmico aberto, um tratamento de sete dias com uma solução tópica de finasterida 0,25% duas vezes ao dia e um comprimido oral de finasterida 1 mg uma vez ao dia proporcionaram inibição semelhante da DHT plasmática;

ü  A finasterida tópica reduz o potencial de efeitos colaterais sistêmicos, incluindo o risco de disfunção sexual;

ü  Os efeitos colaterais estão localizados na região da aplicação, por exemplo, prurido no couro cabeludo, sensação de queimação, irritação, dermatite de contato e eritema.

 

Conclusão

A finasterida tópica pode ser uma alternativa para aqueles indivíduos com os efeitos colaterais sistêmicos da formulação oral.


Referências bibliográficas

CHOE, S. J.; LEE, S.; CHOI, J.; LEE, W. S. Therapeutic Efficacy of a Combination Therapy of Topical 17alpha-Estradiol and Topical Minoxidil on Female Pattern Hair Loss: A Noncomparative, Retrospective Evaluation. Ann Dermatol, 29, n. 3, p. 276-282, Jun 2017.

GUPTA, A. K.; TALUKDER, M. Topical finasteride for male and female pattern hair loss: Is it a safe and effective alternative? J Cosmet Dermatol, Mar 3 2022. 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp