Glutamina Oral na Melhora da Dermatite e Mucosite em Pacientes com Câncer

Estudos Científicos
13/abr/2021

Entenda a ação desse ativo na saúde cutânea de quem faz radio e quimioterapia


Mucosite e Dermatite

Aminoácido na Redução da Incidência de Complicações Associadas a Radioterapia

A radioterapia e a quimiorradioterapia concomitante em pacientes com câncer de cabeça e pescoço são comumente associadas a complicações como mucosite e dermatite na cavidade oral e na área cervicofacial. A associação de radioterapia e quimioterapia aumenta a incidência, severidade e duração de mucosite oral; especialmente quando são utilizadas combinações de diferentes substâncias e esquemas de hiperfracionamento.


A mucosite bucal, principal efeito colateral da quimio ou radioterapia em pacientes com câncer na cabeça e pescoço, refere-se à lesão eritematosa e ulcerativa da mucosa bucal. Relatada como grave em 30,0% a 40,0% dos casos tratados. A taxa de incidência de mucosite varia entre 85 e 100%, dependendo do regime de tratamento do câncer, enquanto a incidência de dermatite aguda varia entre 7 e 25%, chegando a 49% nos pacientes que recebem radioterapia.


Glutamina

A glutamina é um precursor de aminoácido primário para a síntese de proteínas. Observa-se que ela apresenta um papel fundamental na defesa imunológica da barreira mucosa do intestino através da sua participação na formação de imunoglobulinas, especialmente IgA.

Quando em intenso catabolismo e estresse, essa molécula orgânica se torna indispensável, pois sua demanda de produção excede a capacidade de síntese endógena. Além disso, pacientes com câncer de pescoço e cabeça apresentam um déficit de glutamina o que acentua os efeitos colaterais da radioterapia.

Nos últimos anos, diversos estudos demonstraram que a suplementação de glutamina pode reduzir a incidência e gravidade da mucosite durante o tratamento, revertendo os danos celulares e melhorando a recuperação celular.


Estudo Comprova

L-glutamina na Incidência da Dermatite e Mucosite Induzidos por Radioterapia 

O objetivo desse estudo controlado de fase II, randomizado e duplo-cego conduzido por Lopez-Vaquero et al.,(2017) foi avaliar a eficácia da glutamina na redução da incidência e gravidade da mucosite oral e dermatite cervicofacial induzida por radioterapia ou quimioradioterapia. 


Resultados:

ü  A gravidade e a incidência da mucosite na 6ª semana não apresentou diferenças significativas entre os dois grupos, embora tenha tido um valor mais alto no grupo placebo;

ü  No entanto, houve uma redução significativa na incidência de dermatite (P = 0,038) e gravidade (P = 0,032) no grupo glutamina.

 

Conclusão:

O estudo demonstrou que a glutamina apresentou efeitos clínicos leves em comparação com o placebo em termos de redução da mucosite oral induzida por radioterapia ou quimioradioterapia, contudo houve uma redução significativa da gravidade da dermatite.


Referências:

Lopez-Vaquero D 1 , Gutierrez-Bayard L 2 , Rodriguez-Ruiz JA 3 , Saldaña-Valderas M 4 , Infante-Cossio P 5 . Double-blind randomized study of oral glutamine on the management of radio/chemotherapy-induced mucositis and dermatitis in head and neck cancer. Mol Clin Oncol. 2017 Jun;6(6):931-936. doi: 10.3892/mco.2017.1238. Epub 2017 May 5.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp