Hiperplasia Prostática em Cães

Estudos Científicos
09/abr/2024

Tratamento com Finasterida é Eficaz


Hiperplasia Prostática em Cães

Benefícios da Finasterida

 

 

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é caracterizada por um aumento da próstata acompanhado por um aumento na perfusão e vascularização do sangue prostático.


Como consequência de um desequilíbrio hormonal, a hiperplasia prostática (HP) é caracterizada pelo aumento do volume prostático, juntamente com maior angiogênese e vascularização locais.


As duas doenças prostáticas mais frequentes em cães são a hiperplasia prostática benigna (HPB) e a prostatite. A prostatite requer tratamento antibiótico prolongado. Na prostatite aguda, a barreira hemato-prostática é rompida, facilitando a penetração de antibióticos, enquanto na prostatite crônica, a barreira impede a penetração de muitos medicamentos na glândula. A seleção dos agentes antibióticos é baseada no teste de sensibilidade e na capacidade do fármaco de penetrar na glândula. Em muitos casos, a HPB e a prostatite devem ser tratadas simultaneamente, pois essas condições podem se desenvolver em combinação. 

 

Tratamento com Finasterida

O tratamento mais indicado é a orquiectomia, porém o tratamento clínico com finasterida pode ser uma opção para cães reprodutores ou animais idosos em estado de saúde crítico.

Um estudo avaliou as alterações séricas da esterase prostática específica canina (CPSE), antígeno prostático específico (PSA), fosfatase ácida prostática (PAP), testosterona, diidrotestosterona (DHT) e avaliação do volume prostático por meio de exame ultrassonográfico durante o tratamento com finasterida em cães induzidos por HBP. A administração de finasterida levou a uma diminuição significativa na concentração dos biomarcadores específicos da próstata (PSA, CPSE), DHT e testosterona, assim como no volume da próstata no grupo HBP + finasterida em comparação com o grupo HBP durante um mês. Curiosamente, a concentração de PAP não se alterou nos cães induzidos por HBP e nos cães tratados com finasterida. Parece que o monitoramento dos níveis séricos de PSA e CPSE e o exame ultrassonográfico da próstata são métodos úteis para o acompanhamento da resposta ao tratamento com finasterida em cães afetados pela HBP.


 

Estudo Comprova

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da HBP e da terapia de curto prazo (2 meses) com finasterida nos parâmetros clínicos, endocrinológicos e reprodutivos de cães


Resultados

ü  Após 2 meses, os animais foram gonadectomizados e os testículos submetidos à análise histológica;

ü  O tratamento com finasterida reduziu as concentrações de diidrotestosterona, sem influência negativa na qualidade do sêmen e também reverteu as alterações hemodinâmicas testiculares da HBP;

ü  Por outro lado, a HPB foi acompanhada por mudanças significativas nas concentrações de testosterona e estrogênio e na qualidade do sêmen, principalmente relacionadas a alterações na cinética espermática.

 

Conclusão

Os cães com HBP apresentam importantes alterações hormonais e espermáticas, porém o tratamento de curta duração com finasterida (2 meses) foi capaz de reduzir os efeitos globais da afecção, representando assim um método de terapia para o tratamento da HBP.


Referências bibliográficas

ANGRIMANI, D. S. R.; BRITO, M. M.; RUI, B. R.; NICHI, M. et al. Reproductive and endocrinological effects of Benign Prostatic Hyperplasia and finasteride therapy in dogs. Scientific Reports, 10, n. 1, p. 14834, 2020/09/09 2020.

 

ANGRIMANI, D. S. R.; FRANCISCHINI, M. C. P.; BRITO, M. M.; VANNUCCHI, C. I. Prostatic hyperplasia: Vascularization, hemodynamic and hormonal analysis of dogs treated with finasteride or orchiectomy. PLoS One, 15, n. 6, p. e0234714, 2020.

 

ANGRIMANI, D. S. R.; SILVESTRINI, G. R.; BRITO, M. M.; ABREU, R. A. et al. Effects of benign prostatic hyperplasia and finasteride therapy on prostatic blood flow in dogs. Theriogenology, 114, p. 103-108, Jul 1 2018.

 

GOLCHIN-RAD, K.; MOGHEISEH, A.; NAZIFI, S.; AHRARI KHAFI, M. S. et al. Changes in specific serum biomarkers during the induction of prostatic hyperplasia in dogs. BMC Vet Res, 15, n. 1, p. 440, Dec 5 2019.

 

NIZANSKI, W.; LEVY, X.; OCHOTA, M.; PASIKOWSKA, J. Pharmacological treatment for common prostatic conditions in dogs - benign prostatic hyperplasia and prostatitis: an update. Reprod Domest Anim, 49 Suppl 2, p. 8-15, Jun 2014.




 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp