Máscaras Nos Deixam mais Jovens

Estudos Científicos
22/jul/2021

Entenda como o acessório fundamental pode ajudar na aparência da pele


Acredite! Ficamos mais jovens quando usamos máscaras! Não é a toa que eu, senhorzinho que sou, nunca neguei usar, por motivos óbvios, mas também porque também acho que fico mais jovem, ela esconde minha barba branca.


Brincadeiras a parte, o estudo que li ontem foi muito peculiar. Os pesquisadores avaliaram se esconder o terço inferior do rosto proporciona uma percepção de jovialidade.


A resposta é sim, 6.17% mais jovem ou = 3.16 anos mais jovem. Um dos principais motivos é porque o terço inferior da face envelhecida fica com aquelas rugas labiais verticais, dobras nasolabiais e papada, que demonstraram contribuir significativamente para nossa percepção do envelhecimento facial, mesmo isoladamente.


O estudo também traz curiosidades sobre como o Botox e preenchimentos cresceram notavelmente durante a pandemia. Uma razão para isso é a quantidade de tempo que muitos dos pacientes passam agora em reuniões virtuais onde podem ver seus próprios rostos ampliados em uma tela, aumentando potencialmente a sensação de autoconsciência de envelhecimento e necessidade de algum tipo de tratamento.


Também é citado que os voluntários fumantes têm um favorecimento maior em relação a redução da percepção da idade quando usam máscara, quando comparados com não fumantes. Indivíduos com histórico de tabagismo se beneficiarão significativamente de procedimentos de rejuvenescimento focados nos dois terços inferiores da face.


O estudo está liberado na íntegra, vale a leitura.


Grande abraço!

Lucas Portilho


Nicksic PJ, Karczewski AM, Zhao Q, Garcia NA, Michelotti BF, Mahajan AY, Poore SO. The Contribution of the Lower Third of the Face to Perceived Age: Do Masks Make You Appear Younger? Aesthet Surg J Open Forum. 2021 May 6;3(3):ojab017. doi: 10.1093/asjof/ojab017. PMID: 34235429; PMCID: PMC8241419.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp