A Alopecia Padrão Feminino (APF) é uma condição comum em mulheres, caracterizada por queda de cabelo difusa sobre a coroa e couro cabeludo parietal com retenção da linha do cabelo frontal.
A APF apresenta miniaturização folicular e encurtamento da fase anágena, de forma semelhante ao que acontece na alopecia Androgenética (AAG).
Finasterida
A finasterida é um inibidor da enzima 5-a-redutase do tipo II, que previne a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona (DHT).
A finasterida suprime os níveis de DHT do couro cabeludo em 43% em 28 dias, até 65% em 42 dias de tratamento em pacientes com alopecia Androgenética.
Mecanismo Proposto da Finasterida
DHT --> Inibe a liberação do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina que interage com os receptores androgênicos --> Reduz a expressão do Fator de Crescimento Semelhante à Insulina (IGF-1)
Essas evidências sugeriram que a finasterida pode estar associada ao aumento da produção de IGF-1 nas papilas dérmicas, diminuindo os níveis de DHT.
Esse estudo de revisão teve como objetivo avaliar a eficácia da finasterida em mulheres com queda de cabelo (IAMSUMANG; LEERUNYAKUL; SUCHONWANIT, 2020).
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!