Novas Evidências Comprovam a Eficácia da Finasterida na Alopecia Padrão Feminino

Ativos
03/ago/2021

Promove Aumento da Densidade, Espessura e Diâmetro dos Fios


Alopecia Padrão Feminino

Mecanismo de Ação da Finasterida


A Alopecia Padrão Feminino (APF) é uma condição comum em mulheres, caracterizada por queda de cabelo difusa sobre a coroa e couro cabeludo parietal com retenção da linha do cabelo frontal. 

A APF apresenta miniaturização folicular e encurtamento da fase anágena, de forma semelhante ao que acontece na alopecia Androgenética (AAG).


Finasterida 

A finasterida é um inibidor da enzima 5-a-redutase do tipo II, que previne a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona (DHT).

A finasterida suprime os níveis de DHT do couro cabeludo em 43% em 28 dias, até 65% em 42 dias de tratamento em pacientes com alopecia Androgenética.


Mecanismo Proposto da Finasterida 


DHT --> Inibe a liberação do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina que interage com os receptores androgênicos --> Reduz a expressão do Fator de Crescimento Semelhante à Insulina (IGF-1)


Essas evidências sugeriram que a finasterida pode estar associada ao aumento da produção de IGF-1 nas papilas dérmicas, diminuindo os níveis de DHT.



Estudo Comprova

Finasterida é Eficaz no Gerenciamento da Alopecia em Mulheres


Esse estudo de revisão teve como objetivo avaliar a eficácia da finasterida em mulheres com queda de cabelo (IAMSUMANG; LEERUNYAKUL; SUCHONWANIT, 2020).


Resultados:

  • O diâmetro do fio aumentou em média 11,9 µm;
  • A densidade capilar aumentou 24,7 fios/cm2;
  • Aproximadamente 93% dos pacientes tiveram melhora do GPA;
  • Houve redução dos níveis séricos de DHT;
  • 93,3% dos pacientes reportaram melhora.

Referências:

IAMSUMANG, W.; LEERUNYAKUL, K.; SUCHONWANIT, P. Finasteride and Its Potential for the Treatment of Female Pattern Hair Loss: Evidence to Date. Drug design, development and therapy, 14, p. 951-959, 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp