Novas Evidências sobre a Vitamina D na Psoríase

Estudos Científicos
13/mar/2023

Vitamina D Oral como Nova Opção no Manejo da Doença


A psoríase é uma doença cutânea auto-imune crônica com forte predisposição genética, caracterizada por inflamação sustentada seguida de proliferação descontrolada de queratinócitos e diferenciação disfuncional.


- O desenvolvimento de placas de psoríase é mediado por células Th1 e está ligado à hiperproliferação de queratinócitos.


- Queratinócitos e linfócitos que infiltram as lesões expressam o receptor de vitamina D.


- Ligantes para o receptor da vitamina D inibem a expressão de citocinas pró-inflamatórias produzidas por linfócitos T (isto é, IL-2, IFN-?, IL-6 e IL-8).


Vitamina D

A vitamina D é um nutriente essencial em humanos, produzida pelo corpo por meio da exposição à luz ultravioleta B (UVB) ou obtida através de suplementos dietéticos.

       ®    Quando as células epidérmicas são expostas ao UVB, o 7-desidrocolesterol pode ser transformado em pré-vitamina D, que se isomeriza em vitamina D3;

      ®   Em seguida, a vitamina D3 sofre 25-hidroxilação, por meio de uma conversão enzimática no fígado, para formar 25 (OH) vitamina D (calcidiol), a forma primária de circulação da vitamina D;

®  O calcidiol é convertido nos rins por 1-alfa-hidroxilação na forma mais ativa, 1,25 (OH) 2D (calcitriol). Todo esse processo é modulado pelo hormônio da paratireóide, hipofosfatemia, hormônio do crescimento e outros mediadores.


Estudos Comprovam

Esse estudo de revisão teve como objetivo avaliar a eficácia da vitamina D em pacientes com psoríase.


Resultados:

ü  Uma síntese de dados mostrou que apenas alguns estudos monitoraram a eficácia da vitamina D oral em pacientes com psoríase;

ü  A maioria dos estudos não observou efeitos colaterais para doses dentro de uma faixa relativamente estreita (0,25 a 2 µg/dia).


Outras evidências

Esse estudo de revisão teve como objetivo avaliar a eficácia da vitamina D em pacientes com psoríase.


Resultados

ü  Em uma meta-análise recente, a terapia com vitamina D3 tópica mostrou eficácia comparável aos corticosteroides quando usada em monoterapia e efeitos superiores quando combinada a um esteroide tópico potente;

ü  Quadros graves de psoríase tem sido relacionados a deficiências nutricionais, em particular da vitamina D, pela hiperproliferação e descamação da camada epidérmica da pele;

ü  Os efeitos terapêuticos ocorrem por meio de um mecanismo genômico mediado por VDR (vitamin D receptor) resultando na inibição da proliferação de queratinócitos e mecanismos não-genômicos que induzem a diferenciação dos queratinócitos por aumentar os níveis de cálcio intracelular;

ü  Os efeitos anti-inflamatórios podem ser o resultado da inibição da produção de IL-2, IL-6 e interferon gamma;

ü  O calcipotriol inibe a beta defensina humana e citocinas pró-inflamatórias que estão elevadas em lesões psoriáticas.


Referências bibiliográficas

HAMBLY, R.; KIRBY, B. The relevance of serum vitamin D in psoriasis: a review. Arch Dermatol Res, 309, n. 7, p. 499-517, Sep 2017.

STANESCU, A. M. A.; SIMIONESCU, A. A.; DIACONU, C. C. Oral Vitamin D Therapy in Patients with Psoriasis. Nutrients, 13, n. 1, Jan 6 2021.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp