Novo Estudo Comprova Eficácia no Minoxidil Oral nos Diferentes Tipos de Alopecia

Estudos Científicos
22/abr/2022

Eficaz na Alopecia Androgenética, Areata, Induzida por Quimioterapia, Não-Cicatricial e Eflúvio Telógeno

Minoxidil

Mecanismo de Ação na Alopecia

 

O minoxidil tópico tornou-se um importante aliado no tratamento da queda de cabelo, demonstrando sucesso em alopecias sem cicatrizes. No entanto, apresenta desafios práticos da aplicação repetida, viscosidade do veículo, desvantagens cosméticas, implicações financeiras e absorção percutânea limitada.  


Mecanismo de Ação do Minoxidil

O minoxidil é um derivado pirimidina piperidina e um potente vasodilatador com eficácia na hipertensão severa quando administrado por via oral.

Os efeitos vasodilatadores do Minoxidil são propagados pela regulação positiva do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), o que aumenta o fluxo sanguíneo cutâneo, a liberação de oxigênio e o fator de crescimento para o folículo piloso. Tem efeitos imunomoduladores pela moderação de concanavalina A (Con A), um intermediário no processo de ativação dos linfócitos T, causando supressão das células T e possível eficácia nas alopecias autoimunes.


® Pacientes com alopecia androgenética (AGA) são comumente incentivados a utilizar inibidores da 5-alfa redutase em combinação com minoxidil para evitar a calvície persistente devido à miniaturização progressiva.


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Minoxidil Oral é Eficaz nos Diferentes Tipos de Alopecia

 

Esse estudo de revisão sistemática teve como objetivo avaliar a eficácia do minoxidil oral em diferentes tipos de alopecia (SHARMA; MICHELLE; JUHASZ; MULLER RAMOS et al., 2020).


Resultados:

 

ü  Os resultados mais significativos foram observados para alopecia Androgenética e alopecia areata, com 61-100% e 18-82,4% dos pacientes demonstrando melhora clínica objetiva;

ü  Também foi relatado como tratamento bem-sucedido na perda de cabelo de padrão feminino, eflúvio telógeno crônico, moniletrix e alopecia induzida por quimioterapia permanente;

ü  Os efeitos adversos mais comuns com o minoxidil oral incluíram hipertricose e hipotensão postural.


Conclusão:

 

O tratamento oral com minoxidil é seguro e eficaz na alopecia androgenética, areata, não-cicatricial, moniletrix, eflúvio telógeno crônico, alopecia induzida por quimioterapia e síndrome dos cabelos anágenos frouxos. Além de seus benefícios terapêuticos, as vantagens práticas sobre o minoxidil tópico decorrem da melhoria da adesão do paciente.


Referências

SHARMA, A. N.; MICHELLE, L.; JUHASZ, M.; MULLER RAMOS, P. et al. Low-dose oral minoxidil as treatment for non-scarring alopecia: a systematic review. International Journal of Dermatology, 59, n. 8, p. 1013-1019, 2020.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade