Ômega-3 e Vitamina E na SOPC

Estudos Científicos
31/jul/2023

Aumenta a Capacidade Antioxidante Total e Reduz a Inflamação


Suplementação de Vitamina E e Ômega-3 em Mulheres com SOPC

Auxilia na Diminuição do Estresse Oxidativo e da Inflamação

 

A síndrome dos ovários policísticos (SOPC) representa a desordem endócrina mais comum em mulheres em idade reprodutiva, sendo primariamente caracterizada por hiperandrogenismo e disfunção ovulatória. As mulheres com SOPC exibem um perfil metabólico característico, que se apresenta frequentemente associado a resistência à insulina, intolerância a glicose e dislipidemia, assim como com a maior prevalência de obesidade e síndrome metabólica.


Alterações no estilo de vida podem promover a perda de peso e consequentemente melhorar os sintomas da SOPC e a função ovariana.

 

Ômega-3 e Vitamina E na SOPC

Para mulheres que estão acima do peso, é importante possuir uma alimentação adequada e saudável visando a perda deste, com aumento do consumo de ácidos graxos mono e poli-insaturados e redução de ácidos graxos saturados, além de aumento da ingestão de fibras, cereais, frutas, vitaminas e vegetais.

 

Dentre os ácidos graxos poli-insaturados, destaca-se o ômega-3, que possui efeito protetor em diversas condições inflamatórias. O ômega-3 influencia a redução de danos vasculares, colesterol total, evitando a formação de trombos, aterosclerose, além de possuir efeito anti-inflamatório.  O efeito anti-inflamatório do ômega-3 está associado à redução da produção de eicosanoides pró-inflamatórios e, como consequência, melhoram a sensibilidade à insulina. Assim, o consumo de ômega 3 pode ter potenciais efeitos sobre a resistência à insulina na SOPC.

 

Já a vitamina E desempenha um importante papel antioxidante promovendo o aumento da atividade de enzimas relacionados com a atividade antioxidante e também exerce um importante papel anti-inflamatório nas mulheres com SOPC.


Estudo Demonstra

Um estudo conduzido por Sadeghi et al. (2020) teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de ômega-3 e vitamina E no estresse oxidativo em mulheres obesas com a síndrome dos ovários policísticos (SOPC).


Resultados

Ø  A co-suplementação de ômega-3 e vitamina E aumentou de maneira significativa a capacidade antioxidante total (mg/dl) (1,15 vs. -0,6 – p<0,001) e a atividade da catalase (IU/L) (1,19 vs. 0,12 – p<0,001);

Ø  Também foram aumentados os níveis de glutationa (µmol/L) (1,5 vs. 0,23 – p=0,028);

Ø  Houve significativa diminuição dos níveis de malondialdeído (nmol/L) (-0,34 vs. 0,57 – p=0,0088). Todos esses dados foram feitos em comparação com as pacientes tratadas com placebo.

 

Conclusão

A suplementação de ômega-3 e vitamina E apresenta efeitos benéficos na capacidade antioxidante total, concentração de malondialdeído, nos níveis de glutationa e também na atividade da catalase.


Referências bibliográficas

SADEGHI, F. et al. Omega-3 and vitamin E co-supplementation can improve antioxidant markers in obese/overweight women with polycystic ovary syndrome. Int J Vitam Nutr Res. 2020 Oct;90(5-6):477-483. doi: 10.1024/0300-9831/a000588. Epub 2019 Apr 8.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp