Pool de Probióticos na Dermatite Atópica

Estudos Científicos
09/nov/2023

Reduz os Escores que Medem a Atividade da Doença e Melhora a Hidratação e Suavidade da Pele


Probióticos, Disbiose Intestinal e Doença Cutâneas  

Suplementação Probiótica Regula a Microbiota Intestinal e Melhora a Dermatite Atópica

 

A importância do microbioma humano para a saúde vem sendo muito pesquisada na última década. Estudos mostraram que a microbiota e o hospedeiro compartilham uma dependência positiva e a interrupção no equilíbrio entre eles pode causar consequências importantes. A Organização Mundial da Saúde definiu os probióticos como sendo micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem algum benefício para humanos e animais. O microbioma intestinal influencia fortemente o sistema imune do hospedeiro ao promover proteção contra patógenos externos e ao iniciar respostas imunoprotetoras. Devido a isso, alterações no microbioma intestinal podem acarretar o desenvolvimento de doenças inflamatórias ou autoimunes em órgãos distantes do intestino, como a pele.

 

Disbiose Intestinal e Doenças Cutâneas

A disbiose intestinal é caracterizada por uma mudança considerável na relação entre os filos de micro-organismos que habitam o intestino ou pela expansão de novos grupos bacterianos, o que gera um desequilíbrio no microbioma e possíveis efeitos clínicos no organismo humano. Em doenças dermatológicas inflamatórias comuns, como dermatite atópica (DA), acne vulgar, psoríase, rosácea e, até mesmo, o melasma, tem aumentado o número de evidências que apontam para uma correlação da doença com a disbiose intestinal. Somando-se a isso, há a evidência de que algumas células secretoras de peptídeos com função regulatória presentes na pele, no cérebro e no intestino teriam uma mesma origem embrionária, no ectoderme. Esse tipo de informação corrobora e sustenta a existência do conceito “eixo intestino-pele” e “eixo intestino-cérebro-pele”, também levando em conta que o estado emocional pode influenciar o estado inflamatório do indivíduo.

 

Probiótico e Dermatite Atópica

O uso de probióticos para manipular a microbiota intestinal e, assim, obter resultados positivos em órgãos distantes do intestino, como a pele, é uma prática antiga. Uma grande variedade de cepas de probióticos estão disponíveis comercialmente. Os efeitos dos probióticos dependem da cepa. Sendo assim, o efeito observado de uma cepa probiótica não pode ser generalizado para outras cepas probióticas. Além disso, os probióticos podem apresentar efeitos diferentes quando usados sozinhos e em combinação com outras cepas. Um dos possíveis mecanismos proposto aos probióticos no gerenciamento da dermatite atópica é a regulação da hipersensibilidade alérgica por meio da supressão da resposta mediada por Th2.


Estudo Comprova

Esse estudo conduzido por Michelotti et al. (2021) teve como objetivo avaliar a eficácia de um suplemento contendo um pool de probióticos na melhora dos sintomas associados com dermatite atópica em pacientes adultos.


Resultados

Ø  Os voluntários tratados com uma mistura probiótica apresentaram uma melhora significativa na suavidade e hidratação da pele;

Ø  Houve melhora das lesões através da auto percepção e também através da diminuição dos escores do SCORAD (Scoring Atopic Dermatitis);

Ø  Também foi observada diminuição significativa nos marcadores associados com a inflamação. Esses resultados foram mantidos mesmo após o término do período de suplementação.

Conclusão

A administração de um pool de probióticos resultou em uma melhora dos marcadores associados com a dermatite atópica e também apresentou efeito positivo nas condições cutâneas.


Referências bibliográficas

MICHELOTTI, A. et al. Efficacy of a probiotic supplement in patients with atopic dermatitis: a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Eur J Dermatol. 2021 Apr 16. doi: 10.1684/ejd.2021.4019. Online ahead of print.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp