Probiótico em Indivíduos Estressados

Estudos Científicos
26/fev/2024

Lactobacillus plantarum Melhora o Estresse, Ansiedade e a Função Cognitiva


Probióticos

Relação entre o Eixo Intestino-Cérebro

 

 

O estresse geralmente surge não apenas de experiências fisiológicas ou emocionalmente desafiadoras, mas também de reações curtas em situações rápidas

 

Embora o estresse seja desencadeado por um evento, a ansiedade é uma reação ao estresse. A ansiedade sustentada e não tratada pode levar a doenças mentais mais profundas, como a depressão.


Microbiota Intestinal

É composta por uma coleção de microrganismos encontrados no trato gastrointestinal que possuem papéis essenciais nas funções anatômicas, fisiológicas e imunológicas do hospedeiro. A microbiota intestinal sofre uma transição significativa em sua composição e função durante o envelhecimento e essas alterações podem afetar a saúde e causar doenças relacionadas ao envelhecimento.

 

Recentemente, o conceito emergente do eixo intestino-cérebro, referindo-se a uma relação bidirecional entre intestino e cérebro, ligou a microbiota intestinal a doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, como a doença de Alzheimer e transtornos do humor, incluindo depressão e ansiedade.


Probióticos

Os probióticos, como parte de uma dieta saudável, possui um alto potencial de regular a saúde do cérebro por meio do eixo microbiota-intestino-cérebro. Foi demonstrado que as bactérias probióticas afetam a dinâmica e a homeostase microbiana intestinal e influenciam a fisiologia do intestino e dos órgãos distais, incluindo o cérebro.


Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo conduzido por LEE-CHING et al. (2019) teve como objetivo investigar os efeitos de L. plantarum no alívio do estresse em adultos estressados, incluindo reações subsequentes de estresse, como ansiedade, depressão, memória e habilidades cognitivas.


Resultados

Ø  No final do estudo, os indivíduos que receberam a suplementação com probiótico apresentaram escores reduzidos de estresse (diferença média 2,94; IC 95% 0,08 a 5,73; P = 0,048), de ansiedade (diferença média 2,82; IC 95% 0,35 a 5,30; P = 0,031) e dos escores totais (diferença média 8,04; IC 95% 0,73 a 15,30; P = 0,041) em comparação com o placebo após 4 semanas;

Ø  O grupo suplementado apresentou diminuição, quando comparado com o placebo, nos níveis plasmático de cortisol (diferença média de 3,28 ug / dl; IC de 95% -7,09 a 0,52; P = 0,090), de citocinas pró-inflamatórias como IFN-? (diferença média de 8,07 pg / ml; IC de 95% -11,2 a -4,93; P <0,001) e de TNF-a (diferença média 1,52 pg / ml; IC de 95% -2,14 a -0,89; P <0,001);

 

Conclusão

Os resultados demonstraram que L. plantarum é uma intervenção eficaz para o alívio do estresse, ansiedade, memória e sintomas cognitivos em adultos estressados.


Referências bibliográficas

KIM, CS. et al. Probiotic supplementation improves cognitive function and mood with changes in gut microbiota in community-dwelling elderly: A randomized, double-blind, placebo-controlled, multicenter trial. J  Gerontol A Biol Sci Med Sci. 2020 Apr 17:glaa090. 

 

LEE-CHING LEW et al. Probiotic Lactobacillus plantarum P8 alleviated stress and anxiety while enhancing memory and cognition in stressed adults: A randomised, double-blind, placebo-controlled study. Clin Nutr. 2019 Oct;38(5):2053-2064. doi: 10.1016/j.clnu.2018.09.010. Epub 2018 Sep 19.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp