Probióticos no Transtorno Depressivo Maior

Estudos Científicos
06/dez/2022

Melhora os Escores de Beck Depression Inventory


Depressão e Ansiedade

Benefícios e Eficácia da Suplementação Probiótica

 

A depressão e ansiedade são as desordens mentais mais comuns em indivíduos saudáveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevalência de depressão na população global em 2015 era de 4,4% e a prevalência de transtornos de ansiedade era de 3,6%.

 

Papel da Microbiota em Desordens Psicológicas

 Os probióticos podem afetar o humor e a saúde do hospedeiro, regulando o eixo intestino-cérebro.


Os micro-organismos benéficos diminuem a atividade das enzimas responsáveis pela degradação do triptofano ao longo da via da quinurenina (nessa via o triptofano é degradado, gerando a quinurenina). A microbiota intestinal também pode sintetizar diretamente o triptofano por meio de enzimas como a triptofano sintase.




Estudo Comprova

Probióticos Promovem Melhora dos Escores no Transtorno Depressivo Maior

  

Um estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de probióticos e prebióticos no BDI (Beck Depression Inventory), na razão quinurenina/triptofano e na razão triptofano/BCAAs em pacientes com depressão maior (KAZEMI; NOORBALA; AZAM; ESKANDARI et al., 2019)


Resultados:

 ü  Após as oito semanas, a suplementação com probióticos resultou em uma diminuição significativa dos escores do BDI (17,39 para 9,1), comparado a linha de base, ao placebo (18,18 para 15,55) e ao grupo prebiótico (19,72 para 14,14);

ü  A comparação intergrupos indicou uma diferença estatisticamente não significativa na razão quinurenina/triptofano e triptofano/BCAAs;

ü  Entretanto, a razão quinurenina/triptofano reduziu de maneira significativa no grupo probiótico quando comparado com o placebo após ajustes em relação ao nível sérico de isoleucina (p=0,048);

ü  A razão triptofano/isoleucina aumentou significativamente no grupo probiótico quando comparado com o grupo placebo (p=0,023).

 

Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que a suplementação probiótica em pacientes com distúrbio depressivo maior promove melhora nos escores do BDI quando comparado com o placebo. 


Referência:

KAZEMI, A.; NOORBALA, A. A.; AZAM, K.; ESKANDARI, M. H. et al. Effect of probiotic and prebiotic vs placebo on psychological outcomes in patients with major depressive disorder: A randomized clinical trial. Clin Nutr, 38, n. 2, p. 522-528, Apr 2019.


Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp