Suplementação de Cobalamina em Cães

Estudos Científicos
27/dez/2023

Eficaz na Modulação dos Níveis de Cobalamina


Hipocobalamina

Principais Características

 

Distúrbios do metabolismo da cobalamina (vitamina B 12) são cada vez mais reconhecidos na medicina de pequenos animais. As causas da deficiência de cobalamina em cães variam de doença gastrointestinal crônica (GI) a defeitos hereditários no metabolismo da cobalamina.


Animais onívoros ou carnívoros, incluindo cães e gatos, não são capazes de produzir cobalamina. A microbiota intestinal de cães e gatos pode produzir cobalamina na presença de cobalto, mas como esse local de produção de cobalamina é distal ao local de sua absorção, essa capacidade parece ser de pouco benefício para o animal. A maioria das rações comerciais para animais de estimação, incluindo dietas veganas ou vegetarianas, são suplementadas com cobalamina,  mas o conteúdo de cobalamina na dieta varia entre as dietas.

 

Raças de Cães com Frequência Aumentada de Hipocobalamina

à Raças de cães com uma frequência aumentada de hipocobalamina foram o chinês Shar-Pei, Staffordshire Bull Terrier, Pastor Alemão e cães sem raça definida. Golden Retrievers tiveram uma razão de chances diminuída para serem diagnosticados com hipocobalamina. 

Alterações específicas da raça nas concentrações séricas de cobalamina e manifestações clínicas distintas existem nas raças Border Collie, Beagle e Shar-Pei chinês.


Estudo Comprova

O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia dos protocolos de suplementação parenteral e oral de cobalamina em cães com enteropatias crônicas e baixas concentrações de cobalamina.


Resultados

ü  Após 28 dias, todos os cães apresentaram concentrações séricas de cobalamina dentro do intervalo de referência ou acima;

ü  Em ambos os grupos, houve diferenças significativas nas concentrações séricas de cobalamina entre a linha de base e 28 dias, e entre 28  dias e 90  dias.

 

Conclusão

Em conclusão, a suplementação de cobalamina parenteral e oral aumenta efetivamente as concentrações séricas de cobalamina em cães com enteropatias crônicas e baixas concentrações de cobalamina.


Referências bibliográficas

KATHER, S.; GRÜTZNER, N.; KOOK, P. H.; DENGLER, F. et al. Review of cobalamin status and disorders of cobalamin metabolism in dogs. J Vet Intern Med, 34, n. 1, p. 13-28, Jan 2020.

 

TORESSON, L.; STEINER, J. M.; RAZDAN, P.; SPODSBERG, E. et al. Comparison of efficacy of oral and parenteral cobalamin supplementation in normalising low cobalamin concentrations in dogs: A randomised controlled study. Vet J, 232, p. 27-32, Feb 2018.

 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp