Suplementação de Ribosídeo de Nicotinamida no Desempenho Físico

Estudos Científicos
29/mai/2023

Aumenta os Níveis de NAD+, Reduz os Marcadores do Estresse Oxidativo e Aumenta a Força em Idosos


Uso de Ribosídeo de Nicotinamida na Melhora da Capacidade Mitocondrial

Promove Melhora do Perfil Antioxidante e Aumenta os Níveis de NAD

 

O ribosídeo de nicotinamida, é um membro único da família da vitamina B3. Essa substância aumenta os níveis de um produto-chave no metabolismo energético chamado nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+). NAD+ é um pilar do metabolismo energético, entre outras funções, e a sua diminuição com a idade tem sido relacionada com a deterioração mitocondrial. Alguns fatores como o próprio estilo de vida, excesso de calorias e sedentarismo são capazes de esgotar os níveis de NAD+.

 

Diferencial do Ribosídeo de Nicotinamida

O ribosídeo de nicotinamida tem uma maior capacidade de produção de NAD+ quando comparado a outras fontes de vitamina B3 como niacina e nicotinamida. Isso se deve ao fato de não precisar de conversão pela enzima denominada NAMPT (nicotinamide phosphoribosyltransferase). O nível de atividade de NAMPT determina quanto de niacina ou nicotinamida será convertido em NAD+, sendo considerada um fator limitante. Concentrações elevadas de NAMPT levam ao aumento mitocondrial de NAD+ que promove a proteção ao estresse genotóxico e morte celular.

 

Benefícios

Ø  Efeitos Antiaging -Eficaz em aumentar os níveis de NAD+ e também foi mais eficaz em ativar as proteínas promotoras da longevidade chamadas sirtuínas;

Ø  Efeito Neuroprotetor - Melhora a função cognitiva e protege contra a degeneração axonal associada ao envelhecimento. Evita danos celulares relacionados às espécies reativas de oxigênio;

Ø  Desempenho atlético e metabólico - Aumento do desempenho esportivo devido a maior resistência pela melhora da função mitocondrial e da taxa de troca respiratória (RER).

 

Uso do Ribosídeo de Nicotinamida em Indivíduos Idosos:

 

Um estudo publicado no periódico internacional European Journal of Nutrition avaliou os efeitos da suplementação de ribosídeo de nicotinamida em indivíduos idosos e também em jovens. A finalidade do estudo foi avaliar quais as consequências da suplementação no desempenho físico, perfil antioxidante e na concentração de NAD e NADPH. 


Estudo Demonstra:


Dolopikou et al. conduziram um estudo que teve como objetivo avaliar se a suplementação de ribosídeo de nicotinamida melhora o desempenho e a homeostase redox em indivíduos jovens e também em idosos.


Resultados

Ø  Antes da suplementação, os indivíduos idosos apresentaram níveis baixos de NADH e NADPH, altos níveis de urinários de isoprostanos e níveis reduzidos de glutationa quando comparado com os indivíduos jovens (p<0,05);

Ø  A suplementação com ribosídeo de nicotinamida aumentou os níveis de NADH (51% em jovens e 59% em idosos) e de NADPH (32% em jovens e 38% em idosos) em ambos os grupos (p<0,05);

Ø  Nos idosos, após a suplementação de ribosídeo de nicotinamida houve diminuição de 18% dos níveis de isoprostanos (p<0,05), e houve tendência de aumento dos níveis de glutationa (p=0,078);

Ø  Em idosos, a suplementação melhorou a força em 8% (p=0,048) e a fadiga reduziu em 15 % (p=0,012);

Ø  Não foram observadas alterações no desempenho físico dos jovens.

 

Conclusão

A suplementação com ribosídeo de nicotinamida aumentou os níveis de NADH e NADPH, diminuiu o estresse oxidativo e melhorou o desempenho físico em idosos.

 

Referências bibliográficas

DOLOPIKOU, CF. et al. Acute nicotinamide riboside supplementation improves redox homeostasis and exercise performance in old individuals: a double-blind cross-over study. Eur J Nutr. 2020 Mar;59(2):505-515. doi: 10.1007/s00394-019-01919-4. Epub 2019 Feb 6.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp