Suplementação de Vitamina B6 e Ácido Fólico em Pacientes com Doença Arterial Coronariana

Estudos Científicos
24/mai/2023

Promove Aumento dos Níveis de HDL-c, Diminui a Inflamação e a Homocisteína


Uso de Vitaminas do Complexo B em Indivíduos com Doença Coronariana

Auxilia na Redução dos Níveis de Homocisteína, Perfil Lipídico e Inflamação

 

A doença arterial coronariana é geralmente considerada como uma doença cardíaca causada por oclusão da artéria coronária, isquemia miocárdica, hipóxia e alterações funcionais.

 

Como uma das principais causas de morte em todo mundo, a doença arterial coronariana e as doenças relacionadas com ela causaram oito milhões de mortes em todo o mundo em 2013, e esse número aumentaria para 11,1 milhões em 2020.


A incidência de doença arterial está aumentando e o tipo mais comum, a doença arterial coronariana estável, afeta seriamente a qualidade de vida dos pacientes. Medidas são necessárias para prevenir a ocorrência e o agravamento dessa doença. Uma forma de prevenção é o controle de parâmetros metabólicos como: controle glicêmico, lipídico e a redução de biomarcadores inflamatórios.


Uso de Vitaminas do Complexo B nas Doenças Cardiovasculares

Em recentes anos, várias pesquisas têm demonstrado a importância os efeitos da homocisteína nas doenças cárdio e cerebrovasculares. Substanciais pesquisas tem mostrado que a hiperhomocisteinemia causa por alterações no metabolismo da homocisteína é um fator de risco para doença arterial coronariana.


Estudos clínicos randomizados e controlados têm demonstrado que a suplementação de vitaminas do complexo B significativamente reduz os níveis elevados de homocisteína em pacientes com doenças cardiovasculares. A suplementação dessas vitaminas também melhora a disfunção endotelial em pacientes com doença arterial coronariana e também reduz o status inflamatório.


Outros estudos também mostraram que a suplementação com vitaminas do complexo B também aumenta de maneira significativa os níveis de HDL-colesterol em pacientes saudáveis. Entretanto, poucos estudos focam em pacientes com doença arterial coronariana estável e com significativas alterações nos níveis de lipídios. Portanto, o estudo a seguir publicado no periódico internacional Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition avaliou os efeitos das vitaminas do complexo B nos níveis sanguíneos de homocisteína, perfil lipídico e inflamatório em pacientes com doença arterial coronariana estável. 


Estudo Comprova

Estudo conduzido por Liu et al. (2020) teve como objetivo avaliar se a suplementação de vitaminas do complexo B pode melhorar a dislipidemia e aliviar o estado inflamatório em pacientes com doença arterial coronariana estável.


Resultados

Ø  Após 12 semanas de intervenção, a suplementação com as vitaminas do complexo B (ácido fólico e vitamina B6) promoveu significativa melhora nos níveis séricos de triglicerídeos e HDL-colesterol (p<0,05);

Ø  Houve alterações significativas nos níveis séricos de homocisteína no grupo 1 quando comparado com o placebo (3,02 vs. 1,55 – p<0,001);

Ø  Houve também melhora os níveis das interleucinas entre os dois grupos.


Conclusão

A suplementação com vitaminas do complexo B melhorou de maneira significativa o perfil lipídico, reduziu a inflamação e os níveis de homocisteína em pacientes com doença arterial coronariana estável. 


Referências bibliográficas

LIU, M. et al. Effect of B vitamins supplementation on cardio-metabolic factors in patients with stable coronary artery disease: A randomized double-blind trial. Asia Pac J Clin Nutr. 2020;29(2):245-252. doi: 10.6133/apjcn.202007_29(2).0006.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp