Suplementação para Melhora Cognitiva em Cães Idosos

Estudos Científicos
17/dez/2021

Associação de Acetil-L-Carnitina e Ácido Alfa-Lipóico Demonstrou Benefícios na Cognição


Envelhecimento em Cães

Benefícios da Suplementação Associada

 

O envelhecimento também está associado a mudanças comportamentais, incluindo declínio cognitivo e distúrbios relacionados à idade associados à patologia cerebral. 


Terapias no Envelhecimento

Uma estratégia para retardar a decadência mitocondrial do envelhecimento consiste no tratamento com uma combinação de ácido a-lipóico (LA) e acetil-L-carnitina.

Ambos os compostos funcionam nas mitocôndrias como cofatores necessários para a produção de energia a partir de gordura e carboidratos (MILGRAM; ARAUJO; HAGEN; TREADWELL et al., 2007).


Evidências

Um crescente corpo de pesquisas tem se concentrado em fatores de risco modificáveis ??para prevenção e atenuação do declínio cognitivo no envelhecimento. Isso levou a um interesse sem precedentes na relação entre dieta e função cognitiva. 

®     Vários estudos pré-clínicos e epidemiológicos sugerem que a intervenção dietética pode ser usada para melhorar a função cognitiva;

®     Os resultados de um estudo sugerem que a suplementação com cofatores mitocondriais, mas não LA ou antioxidante sozinho, melhora seletivamente a recordação de longo prazo em caninos idosos. Além disso, encontramos evidências de que o AL sozinho pode ter efeitos prejudiciais cognitivos;

®  Ainda de acordo com pesquisadores, o estudo sugere que a atividade social, cognitiva e física, junto com a ingestão alimentar ideal (ao invés da dieta sozinha), promove o envelhecimento bem sucedido do cérebro (SNIGDHA; DE RIVERA; MILGRAM; COTMAN, 2016).



Estudo Comprova

LA e Acetil-L-Carnitina são Benéficos na Cognição

 

Esse experimento buscou explorar ainda mais a utilidade da suplementação de LA e acetil-L-carnitina em um modelo canino de envelhecimento cognitivo (SNIGDHA; DE RIVERA; MILGRAM; COTMAN, 2016).


Resultados:

ü  O tratamento de cães idosos com uma combinação de LA + ALC melhora significativamente o desempenho em duas tarefas de discriminação de pontos de referência destinadas a avaliar a aprendizagem de discriminação de objetos complexos e aprendizagem espacial alocêntrica;

ü  O desempenho superior dos cães suplementados com a combinação de LA + ALC fornece evidências de sua eficácia terapêutica em reverter os déficits associados à idade no aprendizado de duas tarefas diferentes, mas inter-relacionadas;

ü  Os presentes resultados também são consistentes com um estudo anterior em que cães receberam um coquetel de muitos antioxidantes que incluía pequenas doses de LA e l-carnitina. Os sujeitos do coquetel antioxidante, quando comparados com os controles, mostraram um aprendizado aprimorado nos protocolos de aprendizado de discriminação de pontos de referência e excentricidade;

ü  O aprendizado mais eficiente nos testes de referência observados no LA + ALC em comparação com os grupos de controle pode ser devido à maior energia mental causada pelo suplemento. 

Conclusão:

Em conclusão, os cães beagle idosos mantidos com uma dieta suplementada com LA + ALC apresentam aprendizagem significativamente melhorada em comparação com controles em duas tarefas de discriminação de referência, ambas com sensibilidade à idade. Por outro lado, a suplementação de LA + ALC não afetou o desempenho em uma tarefa de memória espacial com correspondência atrasada ao local. Os efeitos do tratamento com LA + ALC ao longo de vários meses de duração deste estudo são provavelmente atribuíveis aos seus efeitos na melhoria da energia mental, aumentando a função mitocondrial, embora o aumento da síntese de acetilcolina também possa ser um fator. Sugerimos que o tratamento de longo prazo com LA + ALC pode ter benefícios cognitivos adicionais, retardando ou atrasando o desenvolvimento do declínio cognitivo.


Referência


SNIGDHA, S.; DE RIVERA, C.; MILGRAM, N. W.; COTMAN, C. W. Effect of mitochondrial cofactors and antioxidants supplementation on cognition in the aged canine. Neurobiol Aging, 37, p. 171-178, Jan 2016.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp