Um pH Compatível com a Pele Não Significa que é Bom para a Pele

Estudos Científicos
24/jun/2021

Muito cuidado no produto que você compra e vende: nem sempre ele é o mais indicado para a pele


Meus Amigos, esse estudo fui obrigado a comprar ontem (23)! Apenas 14 dólares e muito rico em informações.

Ele aborda sobre busca das empresas em afirmar que o sabonete é “Compatível com a Pele”, mas que isso nem sempre significa que o produto é de fato bom para a pele.


Os autores começam explicando sobre a faixa normal de pH da pele, que está entre 4,0 – 6,0 e que depende das regiões da pele. O pH ácido da pele se dá em função dos ácidos graxos provenientes dos lipídios da pele, aminoácidos como o ácido urocânico e prótons liberados dod citoplasma dos queratinócitos. Alterações na nossa pele, como dermatite atópica, levam ao aumento do pH cutâneo.


Produtos que limpam a pele, ricas em detergentes usam o apelo de marketing “Compatível com Pele”, por manterem o pH final do produto na mesma faixa de pH da pele e através desse recurso, garantem maior compatibilidade cutânea. Mas a grande questão surge quando pensamos que um sabonete líquido ou em barra não á apenas definido como “pH”, e sim composto por inúmeros ingredientes e cada um deles com potencial de interagir com os componentes da pele. Por exemplo, um sabonete em barra pode ser composto por surfactantes (tensoativos) que se ligam em gorduras e não tem seletividade, ou seja, pode se ligar a sujeira, ceramidas, ácidos graxos e não importa se é a “gordura boa” ou a “gordura ruim”, no fim vai tudo pro ralo.


Os pesquisadores desse estudo fizeram comparações entre sabonetes em barra com pHs 5,5 vs pH neutro e o produto em barra neutro causou menos desidratação e menor perda de água transepidermal.

A conclusão foi que em produtos com tensoativos aniônicos, não adianta apenas ajustar o pH, seja para 5,5 ou 7,0, pois o simples fato da presença de desengordurantes, já ocorre interação entre os lipídeos do estrato córneo e consequente desestruturação da pele.


Fica pra nós o aprendizado que para pele sensíveis e produtos infantis devemos nos preocupar mais em escolher tensoativos suaves do que com o pH final propriamente dito.


Hawkins S, Dasgupta BR, Ananthapadmanabhan KP. Role of pH in Skin Cleansing. Int J Cosmet Sci. 2021 Jun 17. doi: 10.1111/ics.12721. Epub ahead of print. PMID: 34137035.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp