Uso de Oxibutinina em Pacientes com Hiperidrose

Estudos Científicos
20/mai/2024

Auxilia na Diminuição dos Sintomas Associados com essa Patologia


Oxibutinina em Pacientes com Hiperidrose

Auxilia no Gerenciamento dessa Patologia

 

A hiperidrose é uma condição caracterizada pela produção excessiva de suor pelo corpo. Pode ser primária ou secundária. A hiperidrose primária não tem origem conhecida, mas ocorre devido à hiperatividade do sistema nervoso simpático. Apresenta-se localizada, geralmente simétrica e pode afetar as axilas, as palmas das mãos, as plantas dos pés, a face e também outras áreas. A hiperidrose pode ser primária, também chamada de essencial, ou secundária, quando aparece em decorrência de outras doenças, entre elas, hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais.

 

Tratamentos Disponíveis em Pacientes com Hiperidrose

As opções para tratamento da hiperidrose variam de terapia tópica à cirurgia, e a simpatectomia torácica videoassistida (VATS) é atualmente considerado um método eficaz, seguro e minimamente invasivo. No entanto, está associada a uma importante complicação: a ocorrência de hiperidrose compensatória. Diferentes drogas anticolinérgicas têm sido utilizadas no tratamento da hiperidrose, porém sua aplicação não tem sido consolidada devido à ocorrência de efeitos adversos.

 

Oxibutinina

A oxibutinina é um fármaco anticolinérgico com segurança de uso em altas doses (superior a 15 mg/dia) no tratamento de pacientes com desordens urológicas relacionadas à micção. Um efeito observado nesses pacientes foi à redução da sudorese, levantando o interesse de seu uso no tratamento da hiperidrose. A oxibutinina em baixas doses (até 10 mg/dia) tem ocasionado menos efeitos adversos e se mostrado igualmente eficaz na redução da intensidade da sudorese.



 

Estudo Comprova

O objetivo deste estudo publicado no periódico da Associação Médica Brasileira foi analisar os resultados terapêuticos do uso de oxibutinina associada a agentes tópicos em 89 pacientes com osmidrose e hiperidrose.


Resultados

 

Ø  Antes do tratamento, 98% dos pacientes apresentavam qualidade de vida ruim ou muito ruim;

Ø  Após seis semanas de tratamento, 70% classificou sua qualidade de vida como sendo pouco ou muito melhor (p<0.001) e aproximadamente 70% dos pacientes relataram melhora moderada ou grande de sudorese e odor;

Ø  Houve melhora significativamente maior da osmidrose quando a região axilar era o sítio em que a hiper-hidrose mais incomodava.

 

 

Conclusão

Houve melhora significativa da qualidade de vida e uma redução da sudorese e do odor após seis semanas de tratamento com agentes tópicos e oxibutinina em pacientes com hiperidrose associada à osmidrose. Dessa maneira, a terapia clínica deve ser considerada antes de técnicas invasivas.



Referências bibliográficas

BRIATICO, G. et al. Real-life experience with oral oxybutynin long-term continuous therapy in severe hyperhidrosis and systematic review of the literature. Dermatol Ther. 2021 Mar;34(2):e14832. doi: 10.1111/dth.14832. Epub 2021 Feb 11.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp