Utilização de Nanocápsulas de Clorexidine

Estudos Científicos
26/mar/2024

NANO CHLORHEXIDINE


Clorexidina

Benefícios

 

 

Na dermatologia veterinária, a clorexidina é amplamente utilizada em produtos de uso tópico com ação antimicrobiana (xampus, loções, sprays, etc.).


A clorexidina em altas concentrações age como bactericida, causando a morte celular por lise da membrana e coagulação do conteúdo intracelular bacteriano. Em concentrações menores, apresenta ação bacteriostática, influenciando a permeabilidade da membrana e o equilíbrio osmótico da célula. Bactérias gram-positivas são mais sensíveis a ação da clorexidina em relação a bactérias gram-negativas, fungos e vírus


Nano Chlorhexidine

A nanoencapsulação de ingredientes farmaceuticamente ativos, como a clorexidina, melhora a penetração cutânea, potencializando a eficácia do produto, além de permitir uma liberação controlada do fármaco encapsulado, prolongando o tempo de ação e reduzindo a frequência de aplicação do medicamento. Devido aos inúmeros benefícios, o uso de sistemas nanocarreadores para liberação controlada de fármacos em formulações de uso tópico tem sido considerado uma estratégia promissora em tratamentos de doenças dermatológicas.


É produzido a partir da base pura de clorexidina associada ao óleo de girassol, o qual auxilia na hidratação e evita o ressecamento da pele.


O óleo de girassol (Helianthus annuus L.), devido a composição rica em ácidos graxos insaturados e vitamina E, atua como um excelente emoliente e condicionador natural cutâneo. A associação do óleo de girassol nas nanopartículas ajuda a prevenir o ressecamento da pele e do pelo do animal induzido pelo uso tópico da clorexidina.


 Estudo Comprova

Este estudo teve como objetivo comparar a eficácia da clorexidina tópica com amoxicilina/ácido clavulânico sistêmico no tratamento da piodermite superficial canina.


Resultados

ü  Staphylococcus pseudintermedius foi isolado de 48 cães, incluindo oito cepas resistentes à meticilina (MRSP). Embora o número de cães fosse pequeno, não foram observadas diferenças significativas nos escores de pioderma e prurido entre os grupos ao longo do estudo, exceto no dia 1, quando o grupo 2 teve um escore total significativamente maior do que o grupo 1 (P = 0,03);

ü  O tratamento com produtos de clorexidina resultou na resolução dos sinais clínicos em todos os cães, incluindo aqueles infectados com MRSP.

 

Conclusão

A terapia tópica com digluconato de clorexidina pode ser tão eficaz quanto a terapia sistêmica com amoxicilina/ácido clavulânico. Esse achado corrobora as recomendações atuais de uso isolado de antissépticos tópicos para o manejo da piodermite superficial.


Referências bibliográficas

BELO, L.; SERRANO, I.; CUNHA, E.; CARNEIRO, C. et al. Skin asepsis protocols as a preventive measure of surgical site infections in dogs: chlorhexidine-alcohol versus povidone-iodine. BMC Vet Res, 14, n. 1, p. 95, Mar 14 2018.

 

BORIO, S.; COLOMBO, S.; LA ROSA, G.; DE LUCIA, M. et al. Effectiveness of a combined (4% chlorhexidine digluconate shampoo and solution) protocol in MRS and non-MRS canine superficial pyoderma: a randomized, blinded, antibiotic-controlled study. Vet Dermatol, 26, n. 5, p. 339-344, e372, Oct 2015.

 

CHEUNG, H. Y.; WONG, M. M.; CHEUNG, S. H.; LIANG, L. Y. et al. Differential actions of chlorhexidine on the cell wall of Bacillus subtilis and Escherichia coli. PLoS One, 7, n. 5, p. e36659, 2012.

 

KARPINSKI, T. M.; SZKARADKIEWICZ, A. K. Chlorhexidine--pharmaco-biological activity and application. Eur Rev Med Pharmacol Sci, 19, n. 7, p. 1321-1326, Apr 2015.

 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp